CASAN amplia Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma

Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Luzia está com 70% de conclusão do novo Tanque de Aeração


As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma avançam em diferentes frentes de trabalho. A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Luzia está com 70% de conclusão do novo Tanque de Aeração. 

A estrutura foi finalizada e as equipes preparam a alvenaria e o fechamento unidade. Na sequencia serão montados os equipamentos, com serviços concentrados na Casa de Sopradores que integra o novo tanque.

É no Tanque de Aeração que a matéria orgânica presente no esgoto é degradada pela ação de micro-organismos, que necessitam de oxigênio para realizar suas funções. O oxigênio para que este processo ocorra é fornecido pelo sistema de sopradores, por isso o nome do equipamento.

Com a nova estrutura, a ETE Santa Luzia terá sua capacidade de tratamento elevada de 90 para 135 litros por segundo, e poderá depurar o esgoto de aproximadamente 10 mil moradores do São Luiz. O bairro está recebendo obras de implantação de novas redes de coleta. 

Obra nas ruas

Nesta semana, as frentes de trabalho externas estão nas Avenidas Santos Dumont e Carlos Pinto Sampaio, e na Rua Arthur Bernardes, onde executam o assentamento da rede coletora e a instalação das Caixas de Inspeção (CIs), equipamento necessário para as futuras ligações domiciliares.

A Companhia pede que os motoristas que trafegarem pelos trechos com obras fiquem atentos. Com as equipes de trabalho atuando nas vias, o trânsito acaba sendo parcialmente interrompido entre as esquinas, forma encontrada para gerar o mínimo de transtorno ao fluxo de veículos. Além disso, as obras seguem em paralelo a construção do sistema binário.

 

Publicidade