Caern realiza soluções integradas para atender demandas de problemas de abastecimento de água

Ações envolvem mapeamento das ocorrências de falta d’água, instalação de equipamentos e monitoramento dos pontos mais críticos do sistema


A busca por soluções integradas, envolvendo todas as unidades de operação e manutenção, tem sido uma das principais ferramentas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para atender demandas de problemas localizados, que exigem maior atenção. Dispondo de toda a expertise de técnicos experientes e dedicados, a companhia tem colhido ótimos resultados na implantação de melhorias no abastecimento.

Uma experiência recente ocorreu no loteamento Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, historicamente um dos pontos críticos de abastecimento na região. Em janeiro deste ano, quando a companhia detectou por meio de seus canais de atendimento um incremento nas reclamações de falta d’água, foi realizado um trabalho conjunto de todas as unidades da Gerência de Operação e Manutenção da Zona Norte (GMN) com o objetivo de melhorar esses resultados operacionais.

Das ações implementadas em janeiro e fevereiro, a companhia conseguiu um aumento de mais de 100% nas pressões anteriores do sistema, melhor equalização da distribuição de vazão da água no loteamento, além da resolução de antigas demandas da população. 

“A partir de monitoramento remoto e utilizando nossa expertise em análise de indicadores operacionais, as equipes puderam ser melhor direcionadas para ações em campo, trazendo mais agilidade e eficiências, conseguindo ao fim trazer melhorias permanentes para o abastecimento do loteamento”, destaca o engenheiro Ricardo Luz, chefe da Unidade de Manutenção de Água da Zona Norte.

“Temos uma premissa de trabalhar sempre buscando soluções integradas, envolvendo todas as unidades de operação e manutenção que dispõem de profissionais aptos a pensar e criar soluções” destaca o gerente de Operação e Manutenção da Zona Norte, engenheiro Leonardo Figueiredo. “Desta forma, sempre perseguimos o máximo eficiência nas nossas propostas finais, sem esquecer de integrar as ações com outros setores tais como Comercial e Perdas” destaca o engenheiro Leonardo Figueiredo, gerente da Manutenção e Operação da Zona Norte.

AÇÕES

A partir dos registros das reclamações, a primeira providência foi mapear as ocorrências de falta d’água registradas, como também fazer visitas a imóveis e localidades críticas do bairro para escutar a população e reunir as informações para discutir soluções. Nessa relação com o seu público, a Caern também destaca a importância da interlocução com as lideranças comunitárias de cada localidade, para troca de informações.

Uma equipe de eletrotécnicos e eletromecânicos da companhia fez a montagem de unidades de telemetria móvel com o objetivo de medir e monitorar 24 horas por dia a pressão na rede de abastecimento em pontos estratégicos. Essa ação foi fundamental para conhecer o histórico operacional da região e direcionar todos os esforços das equipes.

A equipe da Unidade de Operação de Água da Zona Norte também fez a instalação de inversor de frequência na estação elevatória de água tratada Alto Recalque, situada na ETA Extremoz e responsável pelo fornecimento de água do loteamento. Esta medida possibilitou uma maior segurança operacional e regularidade no abastecimento.

Após o mapeamento dos locais mais críticos, foram realizadas algumas intervenções nas redes de distribuição. Entre elas, foi feita a instalação de registros para manobras, necessária para o controle operacional através de direcionamento do abastecimento, como também foram feitas sondagens em campo para identificar possíveis obstruções em algum ponto da rede.

Foram providenciados ainda tamponamentos, para dimensionar a área de abrangência da rede bem como pressurizá-la, visando aumentar a vazão. Outra ação foi a abertura dos poços de visita de águas pluviais, a fim de se verificar a ocorrência de vazamentos de rede para dentro dessas galerias.

O diretor de Operação e Manutenção da Caern, Thiago Índio do Brasil, destaca que ajustes como esse estão sendo feitos também em outras cidades do Rio Grande do Norte. “Temos os exemplos de Rafael Fernandes, Caicó, João Câmara, Poço Branco, entre outras”, diz ele. “A Caern busca garantir cada vez mais um abastecimento de boa qualidade para a população potiguar”.

 

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