Corsan inaugura duas novas Unidades Inteligentes nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter

O projeto integra um investimento total de cerca de R$ 15 milhões na qualificação do atendimento online e presencial ao cliente da Companhia


Duas novas Unidades Inteligentes foram inauguradas pela Corsan nesta quarta-feira (7), nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter. O projeto integra um investimento total de cerca de R$ 15 milhões na qualificação do atendimento online e presencial ao cliente da Companhia em todo o Estado. O projeto das Unidades Inteligentes inclui uma série de melhorias no atendimento ao público, agregando tecnologias e gerando mais facilidades para o cliente (ver detalhes abaixo). Na terça-feira (6), foi inaugurada uma unidade nesse modelo em Sapiranga.

Presente nas inaugurações, o diretor Comercial, Inovação e Relacionamento, Jean Bordin, destacou que as entregas fazem parte do processo de modernização e transformação digital da Corsan: “estamos incluindo novas tecnologias para estarmos mais próximos do nosso cliente e podermos atendê-lo cada vez melhor. No totem de autoatendimento, o usuário da Companhia consegue realizar vários serviços, como tirar segunda via e parcelar faturas, entre outros. A Companhia está também dando mais robustez aos canais digitais, para atender o cliente onde quer que ele esteja. Além disso, o agendamento online permitiu à Corsan permanecer com atendimento presencial mesmo durante a pandemia”.
O diretor Administrativo, Fabiano Siqueira, ressaltou a mobilização das equipes da Companhia: “a Corsan está cumprindo uma sequência de entregas, que são resultado de um trabalho em conjunto entre as áreas da empresa e reforçam a parceria da Companhia com os municípios”.

Em Morro Reuter, foi firmado um protocolo de intenções com a Prefeitura para projetos de inovação e sustentabilidade, com a colocação em prática no município da plataforma de educação ambiental H2OJE. A parceria busca desenvolver plataforma EaD, produção de conteúdos e atividades digitais e interativas, sensibilizar a comunidade escolar e capacitar multiplicadores da Corsan para uso da ferramenta de aprendizagem.

A diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Liliani Cafruni, salientou as novas diretrizes ambientais da Companhia: “a nossa diretoria é nova na Corsan e representa um novo conceito e uma mudança de visão. Temos a meta de levar o H2OJE a todo o Estado, e estamos certos de que aqui vamos aprender muito com vocês nessa parceria entre Corsan e município”.

A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, agradeceu as iniciativas: “fico feliz em ver que a Corsan está investindo em educação ambiental. Isso demonstra a consciência da empresa de que, a partir das crianças, vamos conseguir construir adultos com um olhar diferente para a água, que é o nosso bem maior. A Corsan teve a sensibilidade de observar as nossas dificuldades e está investindo para resolvê-las”.

Além disso, em Morro Reuter está sendo desenvolvido de forma piloto o projeto Smart Water. Por meio de inovação e tecnologia, a iniciativa visa tornar a cidade uma referência nacional nos serviços de saneamento, conferindo mais agilidade e inteligência aos serviços da Corsan. O Smart Water está estruturado em quatro pilares: clientes, infraestrutura de saneamento, tecnologia e geração e gestão de dados.

Em Dois Irmãos o prefeito, Jerri Meneghetti, celebrou a sintonia entre as instituições: “a modernização da Corsan certamente vai se refletir em melhor atendimento ao cidadão. Agradecemos à Companhia por colocar Dois Irmãos como uma das primeiras cidades a receber a Unidade Inteligente. Com a união de todos, trabalhando juntos, sempre se consegue resultados positivos”. O gestor municipal também elogiou a nova localização da unidade local da Corsan, que mudou de endereço recentemente.

Também estiveram presentes os superintendentes da regional Sinos, Milton Cordeiro e Luciano Brandão (adjunto), e de Relacionamento com o Cliente, Marcos Jung, além de funcionários da Companhia e autoridades municipais.

Inovação no atendimento ao cliente

A Unidade Inteligente abrange as seguintes melhorias:
- Mobiliário renovado: novas cadeiras, guichês de atendimento padronizados e divisórias para separar o ambiente de espera do de atendimento;
- Totens de autoatendimento, que trazem o melhor da tecnologia disponível no mercado, disponibilizando serviços aos usuários tais como emissão da segunda via da fatura, cadastro do e-mail para recebê-la mensalmente, verificação das condições do abastecimento de água, possibilidade de comunicar vazamentos no quadro de água do imóvel e de água e/ou esgoto em alguma via da cidade. Também no totem, está prevista a possibilidade de pagamento de valores e parcelamento de dívidas via cartão de crédito.
- Atendentes treinados e uniformizados;
- Tablets para os atendentes, a fim de agilizar os processos e eliminar papeis;
- Bebedouros;
- Aplicação da nova identidade visual da Companhia.
A meta da Corsan é expandir o projeto a todas as suas unidades. Atualmente, está em andamento a primeira fase, focada nas 50 maiores. A segunda fase atenderá as demais unidades e está em elaboração. A Unidade inteligente está inserida no processo de ampliação digital da Corsan, que inclui também o agendamento online do atendimento presencial, entre outras ações em busca de mais eficiência, inovação, qualidade, resultados e adaptação aos novos contextos.

Publicidade