Primeiro ciclo do programa ACERTAR foi entregue a Sanesul
Sanesul -
Relatório com dados do Sistema Nacional de Informações do Saneamento foi entregue à empresa de saneamento
Escrito por ACOM/SANESUL
A metodologia do projeto foi desenvolvida com as seguintes etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão, terminando na etapa de Certificação.
O relatório que foi entregue é o primeiro ciclo do programa ACERTAR, que permite a auditoria e certificação dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS. Com pioneirismo a Agepan contou com a inovação da auditoria remota, em função de restrições impostas pela pandemia e antecipou a entrega do relatório, previsto para dezembro.
Estavam presentes na reunião o diretor de Administração e Finanças da Sanesul, André Luis Soukef, o assessor da Presidência Edgar Afonso Bento e Marcia Helena Mello Santana (da GEDES - gerência de desenvolvimento empresarial da Sanesul). O diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, os coordenadores da Câmara de Regulação Econômica de Saneamento e da Câmara Técnica de Saneamento, Iara Marchioretto e Leandro Caldo e o assistente Alisson Peixoto todos da agência reguladora.
Para o diretor de finanças da companhia, a auditoria promovida pelo ACERTAR vai beneficiar o serviço de saneamento do País “A Sanesul sempre teve compromisso com as informações que passa, mesmo antes desse novo sistema, temos a meta permanente de ser referência, vislumbramos grandes avanços no setor”, disse André Soukef.
O relatório vai beneficiar aos usuários dos serviços prestados pela companhia.
A gestão de informações ficou mais precisa e agora os dados são auditados, o que contribui para a melhoria na gestão, administração e planejamento da Sanesul.
Com a avaliação feita pela Agepan, a companhia de saneamento pode verificar as recomendações apontadas e apresentar um Plano de Melhorias para pontos que precisarem de evolução.
“Eu conheço bem a empresa, sei do comprometimento com a qualidade e tenho certeza que, além dos itens apontados que já estão em bons níveis, esse trabalho vai ajudar muito a gestão na busca da excelência. Como regulador, a Agepan é parceira para ajudar a melhorar o serviço que é entregue aos nossos usuários”, frisou diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis.
Com informações de Gizele Oliveira - Assessoria da Agepan.
Fotos: Cleidiomar Barbosa