Projeto itinerante Saneamento Expresso da Deso

Na “Semana Interna de Prevenção de Acidentes” do Ferreira Costa, em Aracaju


Ação aconteceu para mobilizar colaboradores da empresa em torno da importância da conscientização ambiental

Os detalhes de todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, que estão no projeto itinerante de Educação Ambiental, o “Saneamento Expresso” da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso,  foram acompanhados de perto pelos colaboradores da empresa Ferreira Costa, em Aracaju, que puderam entender o  passo a passo do saneamento, contato de forma lúdica, por meio de uma maquete e vídeos, sob orientações da Gerência Socioambiental – GESA.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva,  em torno de 200 funcionários realizaram a visita, sempre monitorados com base na higienização e distanciamento que o momento exige. “A intenção foi de promover uma ação do programa Saneamento Expresso, alusivo a SIPAT do Ferreira Costa, pois são grandes parceiros da Deso. O objetivo é alinhar a proposta de conscientização ambiental da Deso, juntamente com as práticas do Ferreira Costa e implementarmos as ideias de sustentabilidade, que já são desenvolvidas. Uma média de 200 funcionários visitaram a nossa unidade móvel. Viemos com toda a equipe de Educação Ambiental da Deso para que o suporte atendesse a demanda”, explicou.

PARCEIROS
Segundo Wanderleyson Santana, gerente de Operações do Ferreira Costa,  a experiência em trazer o ônibus da Deso para a loja é de informar os  colaboradores, a importância do uso consciente da água. “É um papel importante, tanto por parte da empresa quanto da Companhia de Saneamento, pois temos uma preocupação grande em trabalhar a redução de poluentes, e somos pioneiros em Estação de Tratamento de água, pois reutilizamos água da chuva para fazer a irrigação e para uso nos banheiros. Temos a preocupação em buscarmos melhores tecnologias, a exemplo da instalação de carregadores para carros elétricos, que também somos pioneiros no Nordeste. Com base em tudo isso, reforço a importância da conscientização e educação, pois é assim que conseguiremos colher melhores frutos, principalmente nesse tema tão sensível que é a água e seu uso correto, assim como o saneamento que traz grandes benefícios para a sociedade. Parabenizamos a Deso pela disponibilidade e pela parceria”, disse.

Soraia Montenegro, supervisora de compras, confirma a parceria com a Companhia e  ressalta a importância da ação para os colaboradores. “Nossa parceria com a Deso neste ano, veio através da nossa CIPA, que anteriormente já tínhamos participado da distribuição das mudas e só veio a agregar positivamente. É sempre um incentivo de sucesso ao colaborador, poder fazer com que ele participe na prática de atividade de educação ambiental. Como estamos na semana da SIPAT, conseguimos trazer o “Saneamento Expresso” da Deso, estreitando ainda mais os nossos laços com a empresa. Fazendo com que o nosso colaborador pudesse interagir mais diante das temáticas abordadas, de uma forma bem construtiva.

Para Rafael Salem, supervisor de manutenção, a atividade é muito interativa. “Uma atividade muito dinâmica, que explica melhor como podemos captar a água, no que se refere a Aracaju e principalemente no contexto do Estado. Não sabia a quantidade de processos com relação a extensão da rede e de como os procedimentos acontecem até chegar as residências. Como sou da área de manutenção, já tenho uma certa noção, mas com as explicações da equipe da Deso e principalmente a maquete que fica exposta dentro do Saneamento Expresso, conseguimos visualizar melhor, além de termos a opção de sanar dúvidas a respeito. É uma ação que traz consciência para todos os participantes”, ressalta.

“Uma experiência enriquecedora, pois não temos noção de todo o processo para o tratamento de água. Achamos que ela chega até nossas casas com menos protocolos, mas são muitas demandas para poder ter um bom tratamento. Vou guardar todas as informações para usar no meu dia a dia. Só temos a agradecer a Deso pela parceria e que novas possam surgir”, finalizou Aline Miranda, assistente admnistrativo.

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