GS Inima Brasil busca as melhores práticas de eficiência energética dos sistemas
Abcon Sindcon -
com foco na diminuição dos custos operacionais, na melhor forma de atender o cliente e no menor impacto ambiental
A GS Inima Brasil busca as melhores práticas de eficiência energética dos sistemas, com foco na diminuição dos custos operacionais, na melhor forma de atender o cliente e no menor impacto ambiental. Exemplos bem-sucedidos estão nas operações da GS Inima Ambient e Sesamm.
Na GS Inima Ambient, a ETE Ribeirão Preto foi a primeira empresa de saneamento do país a implantar um sistema de geração de energia elétrica por meio do biogás, a partir do logo gerado no processo de tratamento dos efluentes. Essa energia é usada na operação da ETE e responde por cerca de 60% do consumo operacional da estação.
O projeto é duplamente ecológico porque destina o biogás para queima como combustível nos motores. Isso evita a emissão direta na atmosfera, minimizando a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Trata-se de uma fonte de energia renovável, limpa e responsável. Diariamente o volume de biogás produzido fica próximo a 7 mil m3, o que permite produzir 15 mil kwh/dia de energia elétrica exclusivamente para consumo da estação.