Um cronograma de atividades vem sendo cumprido e investimentos estão sendo para minimizar os efeitos da estiagem
Em meio à mais severa seca das últimas décadas na região, o trabalho da Águas de Poconé tem garantido importantes resultados para o abastecimento no município. Apesar das chuvas registradas em Mato Grosso nos últimos dias, Poconé continua sentindo o forte impacto da seca. Um cronograma de atividades vem sendo cumprido e investimentos estão sendo realizados em toda a cidade, para minimizar os efeitos da estiagem e reforçar o sistema de captação do Rio Bento Gomes, principal fonte de abastecimento do município.
A operação faz parte do plano de estiagem montado pela empresa desde o ano passado, que contempla diversas melhorias para atender a população em períodos críticos de falta de chuva. Estas medidas incluem de forma temporária novas fontes de captação de água, como a cava garimpeira. Uma iniciativa realizada em parceria com a cooperativa de garimpeiros e mineradores (Cooper Poconé), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público.
No local, a concessionária implantou uma balsa com dois conjuntos para bombeamento de água bruta, que funciona como contingência (alternativa) para a captação existente no Rio Bento Gomes, garantindo a segurança operacional na produção de água e no abastecimento. Foi realizada ainda a implantação de aproximadamente 3 km de rede de água em diâmetro 150 milímetros para transportar a água que vai da cava garimpeira para a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é submetida aos procedimentos de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtragem e Desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. Além disso, instalou dois geradores para captar a água e um abrigo para o quadro de comando, responsável pelo controle da operação do sistema, todos monitorados pelo centro de controle operacional da empresa.
“Somos testemunhas do quanto fomos atingidos durante a estiagem do último ano, não só no Pantanal, mas também aqui na área urbana do município, onde diversos bairros, assentamentos e comunidades próximas, sentiram os impactos causados pela seca. Sabemos também dos esforços realizados pelas equipes da Águas de Poconé e de todo trabalho que eles vêm realizando em prol da nossa população. Temos ciência da importância dessa parceria e se é um meio de resolver essa problemática, estamos juntos para buscar soluções e garantir um atendimento de qualidade para nossos munícipes”, disse o prefeito de Poconé, Tatá Amaral.
“A água distribuída em Poconé é monitorada periodicamente nos laboratórios credenciados, onde são realizadas análises de metais pesados, agrotóxicos, contaminantes e parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Em amostras analisadas na cidade, não foram encontrados parâmetros irregulares com a legislação ou substâncias que coloquem a saúde dos habitantes em risco”, explica a supervisora.
MELHORIAS OPERACIONAIS
No plano emergencial de enfrentamento à crise hídrica, a empresa realizou diversas melhorias, inclusive retrofit (reforma buscando as melhores tecnologias do mercado) e a instalação de novas bombas nos poços e estações elevatórias, pontos de descarga, estudos geofísicos para a perfuração de novos poços, levantamento de áreas para novas captações de água, ações de contingência para aumentar a vazão da captação Bento Gomes, extensões de rede, aquisição de equipamentos para a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) com novos módulos.
A Águas de Poconé está monitorando constantemente a distribuição do serviço em toda a cidade por meio do Centro de Controle de Operações (CCO), que possui tecnologia de ponta e monitora remotamente o sistema, controlando o volume de água distribuído, os níveis dos reservatórios, estações elevatórias e as pressões no fornecimento de água, agilizando dessa forma a operação, para garantir a regularidade do fornecimento de água.
Além da captação do Rio Bento Gomes, outros 17 poços compõem o sistema de abastecimento. A concessionária também vem realizando ações de orientação à população para que sejam colocadas em prática medidas de consumo consciente da água - atitudes que fazem toda a diferença no período de estiagem.
CANAIS DE ATENDIMENTO
Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Poconé por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da concessionária www.aguasdepocone.com.br