Manutenção de usinas renováveis
TOTUM Comunicação -
Grupo Gera avança no mercado de operação e manutenção de usinas renováveis de empresas brasileiras
Organização aposta no crescimento acelerado dos investimentos de consumidores corporativos em centrais geradoras para consumo remoto
O Grupo Gera, empresa nacional que atua com geração de energia renovável e eficiência energética para grandes consumidores, reforçou o serviço de operação e manutenção de usinas de múltiplas fontes renováveis e diferentes tamanhos, mantidas por empresas no País.
A aposta do Grupo Gera nos serviços de operação e manutenção está calcada no crescimento dos investimentos de grandes empresas em usinas para autoconsumo remoto. Em particular, o uso da energia solar pelas empresas, comércios e indústrias, seja no próprio local ou em uma planta remota, representa 43% da potência instalada da fonte fotovoltaica na geração distribuída, com mais de 3,1 gigawatts (GW) operacionais, segundo dados da ABSOLAR.
“Como esses investimentos privados possuem alta complexidade de projeto, as companhias donas dos empreendimentos têm procurado parcerias e empresas estruturadas para atendimento na área de operação e manutenção”, comenta Tiago Ongaratto, diretor de O&M do Grupo Gera. “Assim prevemos um crescimento exponencial desses contratos no próximo ano”, acrescenta.
A empresa possui equipe preparada para atendimentos emergenciais e rápida integração de novos ativos. Também oferece um centro de operação próprio, com objetivo de aumentar a disponibilidade de geração e otimização dos ativos.
Entre os contratos mantidos pelo Grupo Gera na área, hoje já englobam aproximadamente 20 ativos de geração distribuída em usinas de fontes renováveis como hídrica, biogás e solar, e com previsão de chegar a 30 no primeiro semestre de 2022. Os serviços englobam manutenções preventivas, preditivas e corretivas além de um centro de operação com atuação 24 horas por dia nos ativos com foco no aumento da disponibilidade e produção de energia. “Embora estejamos operando mais projetos de CGH e biogás, a grande aposta é no crescimento da fonte solar fotovoltaica e nossa estrutura está preparada para essa maior escala”, conclui Ongaratto.
Thiago Nassa (MTb. 30.914)
TOTUM Comunicação
(11) 99544 4954