Grupo Ambiensys mostra o crescimento do mercado de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Com atuação em todo o Brasil e projetos no Uruguai e Paraguai, Grupo Ambiensys projeta dobrar de tamanho em 2022


O Grupo Ambiensys, especializado na gestão global de resíduos e em projetos técnicos ambientais ligados aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês), completa 25 anos com planos ambiciosos para 2022. O exemplo da empresa mostra o potencial de crescimento do mercado de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o país perde cerca de R$ 14 bilhões todos os anos com a falta de reciclagem adequada desses materiais.

Significa que em vez de gerar dinheiro, emprego e oportunidades, os resíduos acabam descartados de forma incorreta, prejudicial ao meio ambiente. A Abrelpe estima, inclusive, que das 80 milhões de toneladas de resíduos geradas anualmente em solo brasileiro, apenas 4% entram na cadeia de práticas sustentáveis.

O CEO da Ambiensys, Ricardo Barros, acredita que a popularização de conceitos como “ESG” e “sustentabilidade” abriu os olhos de muitas organizações, independentemente de seu tamanho, para a gestão sustentável de resíduos, mas ressalta que essa não é uma novidade no Brasil.

“Estamos no setor há 25 anos. Iniciamos nossa trajetória com projetos mais técnicos, auditorias, licenciamento e conformidade ambiental, voltados também a estudos e relatórios de impacto ambiental, isso lá nos anos 1990, e a indústria vem aprendendo desde então. O lema da Ambiensys é de que só há sustentabilidade ecológica quando o negócio de gestão de resíduos é economicamente sustentável. Esse é o nosso grande diferencial. Hoje, trabalhamos com projetos de economia circular, tratamento de água e efluentes, energias renováveis e redução de emissões dos gases de efeito estufa [GEE]”, afirma Barros.

Para 2022, o grupo Ambiensys, que conta com uma equipe especializada em soluções inovadoras para gestão de resíduos, tem planos tanto de crescimento de forma orgânica, a partir da expansão da atuação em território nacional, quanto de modo inorgânico, por meio de aquisições e investimentos. O objetivo é expandir o portfólio dos serviços, a fim de entregar aos clientes soluções completas em sustentabilidade além da gestão de resíduos, bem como investir em práticas ESG internas.

Referência em desenvolvimento sustentável – Atualmente, a Ambiensys conta com mais de 270 fornecedores homologados, 200 colaboradores diretos e gerencia cerca de 60 mil toneladas de resíduos por ano, sendo 18 mil toneladas de materiais reciclados. O modelo de negócios da companhia, que lucra a partir da economia gerada por suas ações em seus clientes, busca eliminar ou minimizar os impactos ambientais decorrentes da implantação de projetos, por meio do desenvolvimento de um conjunto de programas e práticas criadas individualmente para cada instituição, ao adequar suas ações às exigências do mercado.

“Além das óbvias vantagens ecológicas, proporcionamos ao nosso cliente a economia de recursos financeiros referentes ao tratamento desses resíduos. Um dos nossos cases de maior sucesso se refere a um parceiro comercial do setor de perfuração de petróleo. Com a gestão de transporte de materiais como cascalho, argila e pedras, que inevitavelmente surgem nessas operações, assim como da água contaminada por esses elementos, nós conseguimos reduzir 90% do valor dessa etapa logística, desde a limpeza dos navios até o descarte desses resíduos”, acrescenta Barros.

A companhia também é responsável pela criação do premiado sistema Bulbox, vencedor do Troféu Expressão de Excelência Tecnológica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em 2007. O equipamento auxilia na destinação correta para lâmpadas fluorescentes queimadas – o sistema armazena todos os componentes, separando-os e possibilitando a reutilização de resíduos. Hoje, a Bulbox possui foco em outra área de atuação, mas o know-how e o histórico de soluções em destinação correta de resíduos permanece.




Paula
paula@v3com.com.br
(42) 9994-6564

Publicidade