Atibaia Saneamento utiliza o efluente tratado nas ETEs para atividades e processos
Sustentar Comunicação Estratégica -
Empresa faz uso do efluente residuário para manutenção das redes
A escassez hídrica no Brasil é um tema pertinente e bastante debatido no país a fim de propor e desenvolver novas soluções sustentáveis para a diminuição do uso e economia desse recurso finito. Em Atibaia, a empresa do grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário na cidade, Atibaia Saneamento, utiliza o efluente tratado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para atividades e processos que não exigem um recurso de grande qualidade. A alternativa implementada é interessante do ponto de vista ambiental, pois reduz o uso da água potável em tarefas corriqueiras.
Atualmente, a água de reuso coletada nas ETEs serve para manutenções na própria estrutura de coleta e tratamento de esgoto. Segundo a diretora operacional, Mirian Güillen, esse efluente é reutilizado principalmente na limpeza de redes e poços de visitas, desobstruções nas tubulações e ramais, além de auxiliar na higienização de espaços. Ao todo, em média, o volume diário aplicado nessas atividades chega a 10m3, o equivalente a dez caixas d’água de mil litros.
“O reaproveitamento tem como grande benefício a diminuição do uso da água potável, contribuindo para a preservação do recurso que em algumas épocas do ano é escasso. Além disso, acreditamos que isso incentiva a população atibaiense a adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia”, reforça a diretora operacional.
Dentro de casa, a economia pode acontecer por meio da reutilização do líquido da máquina para lavar o quintal e o carro, por exemplo, e o uso da água da chuva para a irrigação de vasos de plantas e até a higienização do piso.
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br