Santo André irá ganhar um ecoponto para a população descartar corretamente diversos tipos de resíduos
Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André -
Equipamento é o segundo a ser projetado em uma área de proteção ambiental, o que é fundamental para diminuir problemas de descarte irregular de resíduos
A região do Parque do Pedroso, a maior área de proteção ambiental de Santo André, vai ganhar um ecoponto para que a população possa descartar corretamente diversos tipos de resíduos. A nova unidade, batizada de Estação de Coleta Miami, começou a ser construída nesta semana na Rua Pintassilva, no Parque Miami.
Este será o segundo ecoponto implantado em uma unidade de conservação – em 2014, foi inaugurada a Estação de Coleta Paranapiacaba.
A EC Miami fica praticamente em frente ao Parque do Pedroso. Portanto, o equipamento contribuirá para a preservação do meio ambiente, diminuindo o volume de resíduos que poderiam ser jogados em áreas verdes.
O ecoponto está sendo construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
A chegada da unidade ao local atende a um pedido antigo da população, já que o ecoponto mais próximo é a Estação de Coleta Loreto, que fica na Avenida Loreto, 101, no Jardim Santo André, a quatro quilômetros de distância.
As obras ocorrem por meio do programa Sanear Santo André, que contempla, dentre outras intervenções de saneamento, mobilidade e infraestrutura, a implantação de dez Estações de Coleta até o primeiro semestre deste ano. O investimento total é de mais de R$ 6 milhões, com financiamento pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
Estação de Coleta Vila Linda – A Prefeitura de Santo André também iniciou a construção da Estação de Coleta Vila Linda, na Rua Cametá, na Vila Linda. Com isso, a administração fechou o pacote de obras de implantação de mais de dez ecopontos no município até julho.
Entre fevereiro e março, o Semasa deve colocar em operação as Estações de Coleta Centro, Alvorada, Jardim Cristiane, Vila Guiomar e Jardim Santo André, que estão em reta final de conclusão.
Atualmente, a cidade possui 23 ecopontos ativos. Os endereços e horários de funcionamento, bem como os resíduos que são recebidos, podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br.
| Texto: Susi Elena
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9006
| Fotos: Divulgação/Semasa