BRK alerta sobre importância do uso correto das redes de esgoto
Contatus Comunicação -
Assim como a água da chuva direcionada ao local errado, o lançamento de esgoto na rede pluvial também se torna um problema
Diante das chuvas que acometem o município de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK alerta sobre a importância do uso consciente e correto das redes de esgoto. A concessionária reforça que o direcionamento indevido da água da chuva e das calhas para a rede coletora causa a sobrecarga do sistema de esgotamento sanitário, prejudicando a eficiência do serviço e aumentando os riscos de rompimento e transbordamento das redes.
Assim como a água da chuva direcionada ao local errado, o lançamento de esgoto na rede pluvial também se torna um problema, uma vez que os resíduos acabam indo direto para rios e córregos sem o tratamento adequado. “Nesse caso, surge uma questão ambiental e de saúde pública e há ainda um descumprimento da lei. O lançamento de água pluvial no sistema de esgotamento é proibido pelo Regulamento da Concessão dos Serviços e pela Lei nº 7.743, que dispõe sobre o Código Sanitário do Município de Cachoeiro de Itapemirim”, ressalta Marcos Pontes, gerente Operacional da BRK em Cachoeiro.
Ele frisa que a utilização correta das redes de esgoto é responsabilidade de cada um e que o descarte adequado dos resíduos é outra atitude a ser adotada no dia a dia das pessoas. Jogar fios de cabelo, fio dental, preservativos, cotonetes, absorventes, sacolas plásticas e outros materiais em vasos sanitários, pias e ralos pode entupir o sistema de esgotamento sanitário.
“As redes de esgoto são projetadas para receber quase que exclusivamente resíduos líquidos. O sistema é feito para receber apenas 1% de resíduos sólidos, por isso a necessidade de uma mudança de postura por parte da população. Por mês, a BRK retira cerca de 32 toneladas de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto. Especialmente em dias de chuvas intensas, o mau uso do sistema aumenta as chances de rompimento de redes, transbordamento, mau cheiro e retornos de esgoto pelos ralos. É um problema para o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população”, explica Marcos Pontes.
Para mais informações sobre o funcionamento das redes de esgoto, a BRK disponibiliza o telefone gratuito 0800 771 0001. O serviço funciona 24 horas por dia.
Rita Diascanio
Diretora Executiva • Contatus Comunicação
contatus.com.br