ARES-PCJ realiza cerimônia de premiação do 2º Ciclo da Metodologia Acertar
ARES-PCJ -
E o lançamento do 3º Ciclo com os prestadores de serviço de água e esgoto
A ARES-PCJ realizou na manhã de quarta-feira (01/02) a cerimônia de premiação do 2º Ciclo da Metodologia Acertar e o lançamento do 3º Ciclo com os prestadores de serviço de água e esgoto. Na ocasião, foram entregues os prêmios em três categorias: Reconhecimento, Top 10, e Destaque. A premiação, com a entrega de troféus, foi idealizada como forma de valorizar a participação dos prestadores de serviços de água e esgoto e a dedicação de seus servidores e colaboradores envolvidos no 2º Ciclo da Metodologia, concluída no início de dezembro de 2022 com a certificação de 34 prestadores. Ao todo, foram entregues 17 prêmios aos prestadores de serviço de água e esgoto nas três categorias (veja, abaixo, a relação dos premiados por categoria).
A cerimônia de premiação contou com a presença da presidente da ARES-PCJ, a Prefeita de Valinhos, capitã Lucimara Rossi de Godoy, e com os membros da diretoria executiva da ARES-PCJ; o diretor geral, Dalto Favero Brochi; o diretor técnico operacional, Carlos Roberto Belani Gravina; e o diretor administrativo e financeiro, Carlos Roberto de Oliveira. Também participaram do evento na sede da ARES-PCJ, em Americana (SP), servidores, convidados e representantes dos municípios associados.
“Com o empenho de todos os servidores para tornar o Acertar uma realidade nos prestadores de serviços de saneamento, com certeza teremos avanços significativos no setor de saneamento básico nacional, área tão fundamental para a qualidade de vida, manutenção da saúde e desenvolvimento social. Desse modo, eu parabenizo a todos os servidores e colaboradores que participaram desta importante iniciativa”, expressou a presidente da ARES-PCJ, Lucimara Rossi de Godoy.
O diretor geral, Dalto Favero Brochi, ressaltou a importância da participação de todos os servidores e colaboradores envolvidos na metodologia Acertar. “Gostaria de agradecer e parabenizar todos os servidores e colaboradores que participaram desse 2º Ciclo, independente de terem sido premiados ou não, porque nós conhecemos a realidade de cada prestador, conhecemos os seus desafios e dificuldades”, disse.
Os diretores Carlos Gravina e Carlos Roberto de Oliveira explicaram a importância da iniciativa e desejaram sucesso aos servidores e colaboradores que participarão do 3º ciclo. Durante a cerimônia de premiação, houve, ainda, a exibição, em vídeo, da mensagem de Samuel Barbi Costa, coordenador da metodologia Acertar no âmbito da Câmara Técnica de Saneamento, da ABAR (Associação Brasileira das Agências Reguladoras).
Após a cerimônia de premiação, houve o lançamento do 3º Ciclo com os 34 prestadores de serviço que participarão da iniciativa ao longo de 2023. Foram distribuídos a estes prestadores relatórios de avaliação da conclusão do 2º Ciclo. Os trabalhos foram conduzidos com apoio de Thiago Ademir Oliveira, da empresa Tato Consultoria.
Sobre o Acertar
A metodologia Acertar foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de Informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos. A metodologia, instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12/12/2018, é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras Infranacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e o Ministério das Cidades.
Relação de premiados por categoria
Categoria Prêmio de Destaque
Destinado ao prestador de serviço que obteve a nota mais alta no ranking dos 10 melhores prestadores
Categoria Top 10
Destinado aos melhores prestadores que se destacaram ao longo do 2º ciclo. A escolha dos 10 prestadores com as maiores notas, dentre os 34 que participaram, foi elaborada a partir de um ranqueamento, cujo critério utilizado foi a nota média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão
Categoria Reconhecimento
Destinado aos prestadores que criam equipes internas de servidores e colaboradores, sendo uma forma de reconhecimento pela ARES-PCJ ao esforço, dedicação e participação durante a iniciativa