Cagece e a Uece renovaram o convênio para o aproveitamento energético do lodo proveniente de ETEs
Cagece -
A parceria, firmada inicialmente em 2020, prevê uma cooperação técnica mútua para execução de plano de trabalho
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) renovaram o convênio para o aproveitamento energético do lodo proveniente de Estações de Tratamento de Efluentes. A parceria, firmada inicialmente em 2020, prevê uma cooperação técnica mútua para execução de plano de trabalho, projetos e atividades com foco na sustentabilidade do tratamento de esgoto.
O projeto é uma solução para o lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto, pois o mesmo demanda condicionamento, transporte e disposição final apropriados. Todavia, as políticas ambientais fortalecidas pelos conceitos modernos de sustentabilidade e governança corporativas vem exigindo do setor novas formas mais sustentáveis de manejo desse material.
Segundo a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece, Cailiny Medeiros, “a busca de rotas tecnológicas para valoração de subprodutos de tratamento de esgoto tem sido objeto de pesquisas internas e em parcerias de forma a buscar sustentabilidade e competitividade da companhia através de soluções inovadoras e viabilidade de avançar em novos modelos de negócios.”
A partir da parceria com a Uece, diversos alunos, em nível de graduação (cursos de química, física e biologia) e pós-graduação (Programas de Ciências Naturais e o de Ciências Físicas Aplicadas), têm sido formados/qualificados com foco em promover melhorias para o tratamento do esgoto, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico sustentável da região. Um exemplo disso, é o aluno de física da Uece, Gustavo Elton, que hoje atua como estagiário da Cagece no projeto, fortalecendo ainda mais a relação universidade-empresa.
A parceria técnico-científica envolve uma equipe multidisciplinar, contando com o know-how do time da Cagece, através da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação sob gestão da engenheira Cailiny Medeiros, e da Uece, especificamente, o time do Laboratório de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas (LACEEMA), coordenado pela professora Mona Lisa Moura.
Em 2021, foi possível ampliar a atuação da Uece e Cagece no cenário nacional, com a submissão de projeto institucional ao Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) do CNPq, sendo contemplados em 2022 com bolsas de pesquisa em nível de iniciação científica (apoio técnico), mestrado e doutorado stricto sensu.
A Cagece contribuiu e contribui para o primeiro Programa do MAI/DAI-CNPq da Uece. Isso significa capacitação de recursos humanos qualificados em processos termoquímicos sustentáveis, com a expansão de oportunidades para o discente com foco no mercado de trabalho.
“No Brasil, parcerias entre universidades e empresas impulsionam a inovação no País. Um dos principais produtos, quiçá o mais importante para a sociedade, não seja simplesmente a resolução do problema, mas sim, de fato a formação de RH com a visão de mercado. Essa sinergia entre a universidade e setor público/privado, estimula novos projetos de inovação, novos convênios, novas parcerias tecnológicas e novos produtos”, finaliza a professora Mona Lisa...