A importância da preservação ambiental em áreas de mananciais

Visitantes podem caminhar por uma maquete e conhecer o percurso da água desde o rio até o efluente final


A Sanepar irá participar do Show Rural Coopavel 2023, de 6 a 10 de fevereiro, com ações que destacam a importância da preservação ambiental em áreas de mananciais de abastecimento. Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Sanepar vai apresentar o Caminho das Águas – uma grande maquete, de 20 metros X 20 metros, por onde os visitantes podem caminhar e conhecer o percurso do rio, desde a sua nascente, passando pelos diversos usos até a disposição final, onde ficará evidente a relevância do meio ambiente preservado em áreas dos cursos de água.

A maquete ficará em área aberta, ao lado do estande da Companhia, e vai apresentar ainda as práticas ideais de proteção e melhoria da qualidade da água. Além disso, serão expostas alternativas para a destinação do esgoto em sistemas como fossas biodigestoras e de zona de raízes. Os visitantes podem conferir a importância da instalação de cisterna para armazenamento da água da chuva a fim de garantir água para as demandas das propriedades.

O estande da Sanepar também irá demonstrar a o programa de reúso do efluente tratado do esgoto. O piloto dessa prática está sendo implantado na Estação de Tratamento de Esgoto de Matelândia, a ETE Ocoizinho. Essa unidade possui eficiência de 99% no tratamento, por meio de sistema modular de lodos ativados. Por ser rico em fósforo e nitrogênio, o efluente tratado pode ser usado em irrigação e fertilização de culturas agrícolas, na limpeza de calçadas e vias públicas, na rega de jardins e praças e na lavagem de veículos, além de uso industrial para resfriamento de equipamentos (caldeiras) e em instalações sanitárias.

O estande celebra ainda os 60 anos de fundação da Sanepar e mostra os impactos da atuação da Sanepar em Cascavel em 50 anos de história.

Publicidade