Iguá Saneamento fortalece seu compromisso com os princípios ESG
Abcon Sindcon -
Quatro concessões da empresa inauguraram usinas de energia fotovoltaica
A Iguá Saneamento fortalece seu compromisso com os princípios ESG.
Quatro concessões da empresa inauguraram usinas de energia fotovoltaica.
Em funcionamento desde agosto de 2022, as concessionárias Sanessol, Águas Andradina, ESAP e Águas Castilho agora utilizam energia renovável para tratar o esgoto e levar água para mais de 150 mil habitantes do interior do estado de São Paulo.
As concessionárias ficam localizadas nas cidades paulistas de Mirassol, Andradina, Palestina e Castilho, respectivamente.
Iguá usa energia renovável beneficiando o setor de saneamento
São quatro usinas de energia fotovoltaica, uma para cada unidade.
As usinas ocupam a área total de pouco mais de 8 hectares que, juntas, têm capacidade de geração de energia de 6 milhões de kWh/ano.
O valor é equivalente ao consumo anual de cerca de 3 mil residências brasileiras.
“Cada vez mais queremos investir em energia renovável. Está no nosso DNA uma gestão sustentável, atenta às questões ambientais e na excelência do serviço prestado”, afirma o COO da Iguá, Péricles Weber.
Energia 100% renovável
Com a adoção da utilização de energia renovável em seus processos de distribuição de água e tratamento de esgoto, a Iguá dá mais um passo rumo ao alcance de uma matriz elétrica 100% renovável.
As ações contribuem ainda mais para a redução de emissões de carbono.
O projeto tem potencial de redução anual de mais de 750t CO2 equivalente, ou aproximadamente 38% das emissões de escopo 2 das 4 concessionárias (ano-base 2021).
A iniciativa beneficia diretamente para a ação coletiva de enfrentamento das mudanças do clima.
Iguá assume compromisso com as ODS
Além disso, existe também a contribuição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), especificamente a ODS 13.
O objetivo fala sobre a redução de emissões e dialoga com a meta de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C, nas próximas décadas, estabelecida no Acordo de Paris.
Desde 2021, a Iguá assumiu o compromisso público de reduzir suas emissões de carbono e acelerar a construção do seu plano de descarbonização.
Dessa forma, a empresa tornando-se a primeira do setor no país a se comprometer com a descarbonização de seu negócio, junto ao Science Based Target Initiative (SBTi).
Reconhecimentos e próximas ações da Iguá
Em setembro do ano passado, a Iguá também foi reconhecida mundialmente por sua jornada de enfrentamento às mudanças climáticas pela IWA (sigla em inglês para a Associação Internacional de Água).
“Investir em energias renováveis é parte de nossa estratégia para aliar a redução das emissões de gases de efeito estufa aos objetivos do Marco Legal do Saneamento: até 2033, 99% da população brasileira com acesso à água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto”, conclui Weber.
Para este ano, a Iguá Saneamento planeja implantar usinas de energia solar fotovoltaica para atender as operações na capital fluminense e nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes (RJ) onde a concessionária Iguá Rio beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas nos três municípios.