Atibaia Saneamento finaliza a desativação da ETE Cerejeiras e da Estação Elevatória de Esgoto

O efluente coletado no entorno foi remanejado para a ETE Caetetuba


A Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário no município, finalizou em dezembro a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cerejeiras e da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Novo Atibaia. A reestruturação no sistema tem como objetivo garantir a segurança operacional e melhor eficiência de tratamento do esgoto local.

Entre estudos, projetos e a execução, foram aproximadamente seis meses até a desativação completa. Após a mudança, toda a região do Novo Atibaia e Cerejeiras passou a ser atendida pela ETE Caetetuba, unidade inaugurada em 2020 e que conta com um sistema de tratamento mais moderno e eficiente. Ao todo, a reversão para a estação resultou no aumento da vazão em cerca de 14 litros por segundo.

“Como eram estruturas antigas, a ETE Cerejeiras e a EEE Nova Atibaia, apresentavam desempenho operacional inferior, se comparadas à unidade no bairro Caetetuba. Com a desativação, a área será devolvida para ao município, que poderá utilizá-la para outras finalidades, beneficiando ainda mais a população da região”, explica Mirian Güillen, diretora operacional da Atibaia Saneamento, empresa pertencente ao Grupo Iguá.

Desde 2013, a Atibaia Saneamento atua na coleta e tratamento de esgoto na cidade por meio de uma Parceria Público-Privada com a Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) e por isso, com a desativação da ETE Cerejeiras, o local deverá ser devolvido à companhia de serviços públicos. Assim como as demais obras no sistema sanitário, a reestruturação tem como foco garantir de qualidade de vida, saúde e bem-estar da população atibaiense, aproximando o município cada vez mais da universalização do esgoto.

Informações à imprensa

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

Publicidade