Pontos de coleta são fundamentais para o bom funcionamento da reciclagem
Seven PR -
Parceria entre TerraCycle e Faz Girar Market mostra como iniciativas sustentáveis podem ser o grande diferencial para o meio ambiente
Pontos de coleta são fundamentais para o bom funcionamento da reciclagem. A TerraCycle, líder global em soluções de reciclagem e plataforma, possui diversas parcerias onde pessoas ou empresas concedem espaço em seus estabelecimentos para atuarem como ponto de coleta de diversos tipos de resíduos. Esse é o caso do Faz Girar Market.
Idealizado pela designer e comunicadora Paula Maia, o Faz Girar Market é um mercado de rua mensal onde as pessoas vendem e trocam produtos de segunda mão, como roupas, acessórios, objetos, livros e música em boas condições. Além disso, promove campanhas de educação ambiental e de logística reversa, por meio de palestras e oficinas. Nela, as pessoas podem praticar o desapego ou vender seus acúmulos. Sendo ponto de coleta, o Faz Girar recebe resíduo eletrônico, óleo de cozinha usado, remédios vencidos, tampinha de pet, anéis de lata, canetas, esponjas, entre outros.
A ideia da feira ganhou tanta força, que atualmente Paula possui uma loja em um ponto comercial localizado no A.Z Sustentabilidade, maior brechó do Rio de Janeiro, com 450 metros quadrados. “É um clube de trocas, uma loja onde você não compra nada, apenas troca. Comecei brincando, mas hoje em dia é possível monetizar o negócio. Para realizar as trocas, é necessário ser sócio, pagando uma pequena taxa de manutenção”, afirma Paula.
Em parceria com a TerraCycle, o Faz Girar Market é um ponto de coleta de esponjas há cerca de um ano e meio. Recentemente, também passou a receber instrumentos de escrita que não são mais utilizados e enviados para o Programa de Reciclagem da Faber Castell. Paula explica que havia decidido reciclar suas esponjas usadas antes de recebê-las de outras pessoas. A coleta de esponjas tem sido um sucesso, a adesão foi tão grande que arrecadou 5 kg do resíduo já no primeiro dia.
Por essa razão, Paula acredita que a sociedade está preparada para mudanças e propostas ambientais positivas. “É um processo de conscientização que vai acontecendo aos poucos. Você tem que fazer e viver isso. O problema dos resíduos inicia-se desde a produção do produto, passando pela escolha no ato da compra e o descarte desses materiais É essencial praticarmos atitudes mais sustentáveis, pois a tomada de consciência começa pelo consumo”, ressalta.
Além das esponjas e dos objetos de escrita, a TerraCycle também recebe brinquedos, cápsulas de café e embalagens vazias ou em desuso de medicamentos antroposóficos, manipulados e cosméticos da Weleda. Os interessados em participar dos programas ou empresas que desejam se tornar parceiras, podem se cadastrar no site: terracycle.com.br ou entrar em contato através do endereço de e-mail: sac@terracycle.com.br.
Alice Vieira
alice.silva@sevenpr.com.br