Jogo pedagógico tem objetivo de conscientizar sobre o uso da água e os benefícios do saneamento básico
Sustentar Comunicação Estratégica -
Projeto foi o vencedor do Programa de Educação Cultural implantado pela Atibaia Saneamento em toda a rede municipal de educação
Na última terça-feira (14), o Programa de Educação Cultural (PEC) premiou quatro alunos da escola municipal Dr. José Aparecido Ferreira Franco pela criação de um jogo pedagógico com o objetivo de conscientizar a população de Atibaia sobre o uso da água e os benefícios do saneamento básico. Cada um dos estudantes vencedores recebeu como prêmio um tablet. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural André Carneiro e contou com a presença do grupo campeão e seus responsáveis, além da precursora da iniciativa, a Atibaia Saneamento, e seus apoiadores, a Secretaria de Educação da Prefeitura da Estância de Atibaia e Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE).
De autoria do grupo intitulado EcoVida, formado pelos estudantes Maria Clara, Ryan Oliveira, Ana Clara e Pedro Pereira, com a orientação da educadora Andréia Regina B. Silva, o projeto destaque no PEC concluiu as oficinas ministradas na rede pública de ensino em 2022. Ao todo, foram 45 propostas finais elaboradas e, ao longo do ano, mais de 3.600 alunos e professores impactados pelo projeto de sustentabilidade realizado pela empresa de saneamento básico local, Atibaia Saneamento.
De acordo com a superintende da SAAE, Fabiane Santiago, o projeto elaborado pelos alunos abre espaço para a conscientização e transformação das futuras gerações. “As crianças são porta-vozes para que o conhecimento sobre água e saneamento sejam multiplicadas. Esse olhar sustentável faz toda a diferença e contribui para o nosso trabalho diário na cidade”, comenta a representante da SAAE.
O PEC, desenvolvido em sala de aula de março a dezembro do ano passado, foi concluído pela criação de um projeto que pudesse ser implantado na cidade. Por isso, cada grupo pôde escolher um entre os três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS trabalhados durante o ano (6, 12 e 15). A equipe EcoVida optou pelo ODS 6, relacionado à "Água Potável e Saneamento”. As outras opções eram ODS 12 - Consumo e Produção Sustentável e ODS 15 - Vida Terrestre.
Além do Ecovida, as equipes “Juntos somos mais” e “Em ação com o meio ambiente” ocuparam os primeiros lugares no ranking geral. As turmas, respectivamente, tiveram a orientação de Marcelo Bueno para falar sobre questão do lixo e de Elen Romanitini na abordagem do desperdício de alimento como tema.
O PEC foi uma das frentes do Programa de Trabalho Social (PTS) desenvolvido em 2022, sendo a outra o Culinária Sustentável. “Ambas as iniciativas tiveram êxito na comunidade local a fim de gerar transformação social e consciência ambiental entre os atibaienses e participantes dos projetos e isso é motivo de muito orgulho para nós. O prêmio foi mais que merecido”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.
Maria Julia Cabral <mariajulia@sustentar.ag>