Ambiental Ceará universaliza os serviços de esgotamento sanitário

Durante os encontros, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, explicou a importância das reuniões


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou uma série de reuniões com os municípios contemplados no bloco 1 Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento, para universalizar os serviços de esgotamento sanitário em 17 municípios cearenses. Os encontros já foram realizados nos municípios de Maracanaú, Horizonte, Pacajus, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Guaiúba, Pacatuba e Cascavel e têm o objetivo de apresentar as etapas da PPP, as atribuições de cada empresa, além de abrir diálogo com as prefeituras para uma experiência exitosa na realização dos serviços.

Durante os encontros, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, explicou a importância das reuniões “Decidimos visitar os municípios para estreitar as relações, ouvir os anseios e as expectativas dos gestores, além de apresentarmos o que está sendo feito nessa fase inicial de contrato, explicando toda a parte operacional que está prevista para a ampliação do serviço, mostrando os valores e as metas de investimento, além de todo o processo de transição entre a Cagece e a Ambiental Ceará”, falou.

O presidente explicou que a Ambiental Ceará vai expandir os sistemas de esgotamento sanitário, operar e manter todos os sistemas atuais e os que forem desenvolvidos. “É um projeto de 30 anos que envolve um montante de R$ 7,6 bilhões. Estamos realizando operação assistida e a Cagece vai passar toda a infraestrutura que ela tem hoje e as informações sobre a operação para a nova empresa. Estamos iniciando todo o procedimento para que em breve a gente tenha os municípios com os serviços de esgotamento sanitário universalizado, possibilitando qualidade de vida e melhorias para a população”, acrescentou.

A partir da próxima segunda-feira (27), as comitivas da Cagece e da Ambiental Ceará estarão reunidas com gestores dos municípios de Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Farias Brito. Nos próximos dias serão visitados, ainda, os municípios de Barbalha, Chorozinho, Itaitinga.

PPP do Esgoto
A PPP de esgoto foi firmada com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033.

Além do Bloco 1, a PPP conta com o Bloco 2, que engloba os municípios de Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi, cujo leilão foi arrematado também pela empresa Aegea Saneamento e está em fase de análise de documentação.

Publicidade