Novo contrato entre a Ana e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

A parceria entre as duas instituições chega a dez anos em 2023, sendo que nesse período a governança da água, saneamento básico, segurança hídrica


Em 16 de fevereiro a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou oficialmente o novo contrato entre o órgão e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A parceria entre as duas instituições chega a dez anos em 2023, sendo que nesse período a governança da água, saneamento básico, segurança hídrica, instrumentos econômicos e cobrança pelo uso da água foram os principais temas abordados nesse período. 

Nessa nova etapa da parceria, o foco será na avaliação da performance da governança regulatória da ANA. Por meio desse acordo, serão analisadas as forças e os pontos que precisam ser aprimorados na Agência. Além disso, a OCDE apontará aperfeiçoamentos nos processos da ANA e como o órgão poderá atingir os padrões e as boas práticas das agências reguladoras dos países-membros da OCDE, sendo que a organização internacional tem expertise em trabalhos semelhantes pelo mundo. 

Um exemplo de produto dessa parceria entre as duas instituições foi o lançamento do relatório Promovendo a Resiliência Hídrica no Brasil: Transformando Estratégia em Ação em 13 de janeiro de 2022. Acesse aqui a publicação. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade