Nextron Energia visa universalizar o acesso à energia limpa para os brasileiros

Após resultados conquistados em seu primeiro ano de operação, Nextron estima atingir marca de 70 mil clientes até o final do ano


Com objetivo de promover a conexão entre os geradores de energia renovável e os consumidores finais, a Nextron Energia é uma climate tech que visa universalizar o acesso à energia limpa para os brasileiros. Lançada ao mercado no ano passado, a startup que já levantou um aporte de R$ 11,5 milhões liderado pelo Valor Capital Group e com participação da Barn Investimentos. Já operando em sete estados brasileiros, a empresa tem o objetivo de alcançar a marca de 200 megawatts de energia conectada - capacidade suficiente para atender 70 mil clientes distribuídos por todo o território nacional. 

Apostando num modelo asset light inovador, em que a companhia firma contrato com usinas solares - que atuam num modelo de geração compartilhada - e os conecta com consumidores dispostos a migrar o seu consumo de energia para a chamada ‘economia verde’, a Nextron chegou ao mercado visando acelerar a transformação digital do setor. “Criamos um marketplace para mudar o cenário do segmento, facilitando a aceleração de negócios tanto para investidores com interesse em geração distribuída, quanto aos consumidores que desejam ter acesso a uma energia limpa mais barata, contribuindo ativamente no combate à crise climática”, argumenta Ivo Pitanguy, CEO e fundador da Nextron.

Para atingir esse objetivo, a empresa uniu as melhores mentes das áreas de energia e tecnologia para entregar um serviço de assinatura personalizada escalável e simples de ser entendido. “A Nextron aplica em seu modelo de negócio o conceito customer centric. Com isso, o relacionamento e produto de cada cliente é personalizado sem fricção alguma e realizado de forma automatizada pelas nossas tecnologias de machine learning e IA”.

As mesmas tecnologias também estão disponíveis para simular a rentabilidade junto aos investidores. Ou seja, uma vez conectado à Nextron, eles poderão acompanhar a performance financeira e energética da sua usina solar em tempo real. “Isso traz maior visibilidade e transparência ao investidor, já que o nosso sistema faz toda a gestão financeira dos ativos presentes no marketplace, desde a alocação dos créditos até o faturamento dos associados”, complementa o CEO da climate tech

Transformação digital e abertura do mercado

Além da importância de disponibilizar ao mercado uma solução inovadora que facilita o acesso à energia renovável, o CTO e fundador da Nextron, Roberto Hashioka, alerta para a necessidade de criação do Open Energy. Para ele, o conjunto de regras sobre o uso e compartilhamento de dados entre as companhias do setor são fundamentais para elevar o nível de competitividade do mercado e, ao mesmo tempo, dá liberdade ao consumidor escolher a empresa que oferece o melhor serviço.

"Assim como o Open Finance foi um exemplo de sucesso para o avanço dos serviços financeiros no país, o Open Energy também pode permitir que as pessoas tenham total controle sobre seus dados de consumo de energia e facilitar a integração entre empresas como Nextron e as concessionárias de energia. Esse projeto é importante para promover a abertura de mercado e a melhora da competitividade do setor", complementa Hashioka

Como solicitar? 

Para assinar os serviços da climate tech basta o interessado acessar o site oficial ou o app e selecionar a distribuidora de energia da região onde vive, em seguida declarar qual o tipo de imóvel que vai receber a energia limpa. Após isso, é necessário indicar o valor médio da conta de luz e o acesso aos dados de cadastro junto à distribuidora, para que a Nextron entenda a necessidade do cliente e consiga automaticamente conectar o usuário a uma usina renovável na sua região. Vale ressaltar ainda que não há necessidade de obras para adesão à Nextron, pois o serviço não depende da instalação de placas solares no local.

A partir do momento em que isso é validado, é possível acompanhar as informações e o painel de controle da energia utilizada em tempo real. Outro ponto que chama atenção é que o sistema projeta quanto o consumidor consegue economizar num período de 12 meses, mostrando inclusive indicadores sustentáveis, como a quantidade de árvores salvas e de combustíveis que serão evitados nesse período.

 

João Sales
PR Specialist
joao.sales@motim.cc

Publicidade