Verde Alagoas mantém a qualidade da água distribuída
Abcon Sindcon -
A concessionária analisa a qualidade da água desde a origem até os pontos de consumo, assegurando a confiabilidade do fornecimento
A Verde Alagoas, desde o início da concessão, mantém a qualidade da água distribuída como compromisso essencial na prestação do serviço.
Por isso, a concessionária conta com uma equipe qualificada para cuidar detalhadamente de todos os padrões de consumo humano, respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Consumir água fora dos padrões significa colocar a saúde em risco.
Qualidade da Água – Verde Alagoas
O compromisso da Verde Alagoas é a excelência técnica permanente nos serviços prestados nos municípios.
Para garantir uma água potável e segura para toda população, a empresa possui um laboratório central, 4 móveis e uma equipe técnica especializada, que realiza o monitoramento dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos.
Diariamente, o laboratório de controle de qualidade realiza a coleta de mais de 100 amostras da água, coletadas nos cavaletes residenciais, antes mesmo de passar pelo hidrômetro.
Amostras nas ETAs
O laboratório também realiza a amostragem nas Estações de Tratamento de Água (ETA), poços sob operação da concessionária e nos carros-pipas.
As amostras coletadas pelos técnicos são encaminhadas ao laboratório central, localizado em União dos Palmares, para realização das análises microbiológicas e físico-químicas.
Na chegada, os técnicos da Verde realizam uma triagem para identificação das amostras, sendo levadas ao Laboratório de Água e ao de Microbiologia.
Nessas estações, o corpo técnico realiza as análises rigorosamente, com base em normas e procedimentos internacionais, com uso de equipamentos, reagentes e vidrarias de melhor desempenho e qualidade existentes no mercado.
Verde Alagoas leva água de qualidade para os lares alagoanos
Conforme as exigências estabelecidas, a concessionária analisa a qualidade da água desde a origem até os pontos de consumo, nos lares alagoanos.
Esse método assegura a confiabilidade do fornecimento, com um forte trabalho nas centrais de controle sanitário.
Os parâmetros a serem analisados, a quantidade e a frequência são estabelecidas pela Portaria GM/MS 888, de 4 de maio de 2021, anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de 2017.
Essa portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Frequência na realização dos testes
Diariamente são realizados 7 (sete) parâmetros básicos em cada amostra de água coletada, sendo eles: pH, turbidez, residual de cloro livre, cor aparente, fluoreto, coliformes totais e E. Coli.
Os resultados são utilizados para o cálculo do Índice de Qualidade (IQA), que está descrito na fatura da Verde Alagoas, garantindo que a água distribuída está segura para consumo.
Também são verificados outros 200 parâmetros de qualidade nos mananciais, Estações de Tratamento de Água (ETA) e na água distribuída em cada município em uma frequência mensal, bimestral, trimestral e semestral.
Ao todo, são realizadas mais 10.000 análises mensais pelo Laboratório de Controle de Qualidade.