Parcerias entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o Governo do Estado do Amapá

Além disso, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, apresentou a Sala de Situação para o governador do Amapá


Em sua sede, em Brasília, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebeu o governador do Amapá, Clécio Luís, e o secretário de Governo amapaense, Rodolfo Vale, nesta quarta-feira, 1º de março. Pela agência reguladora participaram do encontro a diretora-presidente, Veronica Rios, a diretora Ana Carolina Argolo, entre superintendentes e outros servidores do quadro da ANA. 

Durante o encontro foram discutidas possíveis parcerias entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o Governo do Estado do Amapá. Além disso, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, apresentou a Sala de Situação para o governador do Amapá, por meio da qual a instituição acompanha reservatórios e rios por todo o Brasil, assim como situações de cheias e secas. Já o superintendente de Gestão da Rede Hidrometerológica da Agência, Marcelo Medeiros, apresentou como o órgão monitora rios e chuvas no País, sobretudo na Amazônia. 

A diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, destacou o potencial que a Agência e o Amapá têm para desenvolver ações conjuntas nas temáticas de água e saneamento básico. “Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa parceria de longa data com o Estado do Amapá e a possibilidade de avançarmos em vários projetos, como o QUALIÁGUA, Monitor de Secas, além de avançar no sistema de outorgas e na regulação de saneamento básico”, disse a dirigente. 

Sobre parcerias, o governador Clécio Luís afirmou que o Amapá será o primeiro estado a assinar o novo ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO). “Nós saímos daqui com muita informação sobre o Amapá e com grandes perspectivas de parcerias com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. E uma delas é sermos o primeiro estado a assinar o Pacto [pela Gestão das Águas], o que é muito importante, e outras parcerias de monitoramento que vão nos ajudar muito a manter nosso nível de segurança hídrica”, ressaltou o governador. 

Durante o encontro na sede da ANA, Veronica Rios falou sobre os passos que o Amapá tem dado para avançar na prestação dos serviços de saneamento básico e como a Agência vem acompanhando esse processo. “O Amapá é um líder nacional ao fazer a concessão da prestação do serviço de saneamento básico para o estado como um todo, observando suas particularidades, atendendo as comunidades isoladas e, ao mesmo tempo, fortalecendo a regulação do estado. Então, é um exemplo a ser seguido pelo Brasil e o governador Clécio será o primeiro a assinar nosso Pacto pela Gestão das Águas para aprimorar a gestão dos recursos hídricos do Brasil e do Estado do Amapá”, concluiu. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade