Programa Descarte Consciente Abrafiltros é apresentado para o novo diretor-presidente da CETESB
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa -
Representantes da Abrafiltros apresentaram ao novo diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, as metas do programa de logística reversa de filtros usados
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso se reuniu, no dia 28 de fevereiro, com Thomaz Toledo, novo diretor-presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, para apresentar o programa Descarte Consciente Abrafiltros que realiza logística reversa de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, bem como os resultados alcançados em 2022, volume que cumpre as metas estipuladas pelos órgãos ambientais.
“Com o suporte de toda a equipe da CETESB, conseguimos fechar 2022, ano em que celebramos 10 anos do programa, com mais de 30 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo reciclados, volume relevante em prol da proteção do meio ambiente”, afirmou João Moura, presidente executivo da Abrafiltros. De 2012, ano em que o projeto iniciou em São Paulo, para cá, a iniciativa se ampliou para os estados do Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, estados que regulamentaram a logística reversa para o setor.
Em 2022, foram reciclados em São Paulo 3,1 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 168 municípios e 2.728 pontos de coleta. O volume de 1.169.810 kg representa 101,91% da meta prevista, 1.147.833 kg, equivalentes a 28% dos filtros comercializados pelas empresas participantes em 2021. Para 2023, o programa será ampliado para 194 municípios e a meta de reciclagem será de 30% dos filtros comercializados em 2022, o que deve corresponder a mais de 3,3 milhões de filtros reciclados.
Na reunião, foi destacada pela Abrafiltros, a importância da regulamentação e fiscalização ambiental, promovidas pela CETESB, para que as empresas do setor cumpram as legislações de logística reversa pós-consumo de forma isonômica. Desde a regulamentação da Resolução SMA 045/2015, ocorrida em 2018, a comprovação da logística reversa passou a ser requisito obrigatório para as empresas sujeitas ao licenciamento ambiental no Estado de São Paulo, para que tenham a concessão ou renovação das licenças de operação. “A Decisão de Diretoria CETESB 127/2021/P amplia a responsabilização dos detentores de marca própria pela logística reversa, o que tem levado a novas adesões ao programa Descarte Consciente Abrafiltros”, ressaltou Moura. Eram 15 empresas participantes até 2017, número que vem crescendo gradativamente e, neste mês, deve contabilizar 30, numa elevação de 100% no período.
Na oportunidade, a associação aproveitou também para conhecer e estreitar o relacionamento com o novo diretor-presidente da autarquia. Outros representantes da CETESB também participaram da reunião – Carlos Roberto dos Santos, Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental; Lia Demange, Gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos e João Luiz Potenza, Assessor da Presidência. Pela Abrafiltros, além de Moura, estavam presentes Adriano Bonazio, Gerente de Comunicação & Marketing, Amauri da Silva, Assessor de Projetos, e David Siqueira de Andrade, Diretor-Presidente do Grupo Supply Service, que faz toda a operação logística.
Atualmente, fazem parte do programa 27 empresas associadas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda; Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; CNH Industrial Brasil ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; FPT Industrial Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores; ON-HIGHWAY Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters Brasil; Volkswagen do Brasil Ltda.; e Wega Motors Ltda..
Para informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site https://www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente/
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000