Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico participa do World Water-Tech Innovation Summit
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) -
As atividades aconteceram no contexto da implementação do Protocolo de Intenções entre a ANA e a Embaixada do Reino Unido, firmado entre as instituições
A equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou de missão em Londres, Inglaterra, entre 20 de fevereiro e 3 de março. O diretor da ANA Vitor Saback participou do World Water-Tech Innovation Summit, realizado em 21 e 22 de fevereiro. O evento reuniu autoridades regulatórias do mundo todo, promovendo a discussão sobre os maiores desafios enfrentados pelos sistemas de água e esgoto. A delegação da ANA também realizou um treinamento, reuniões e visitas com instituições do setor.
As atividades aconteceram no contexto da implementação do Protocolo de Intenções entre a ANA e a Embaixada do Reino Unido, firmado entre as instituições em 2021, com vigência de três anos. A parceria tem a regulação e a gestão adequada do abastecimento de água e esgotamento sanitário como tema principal, envolvendo a capacitação técnica e o intercâmbio de informações e experiências.
Na capital inglesa, o diretor Vitor Saback participou como palestrante do World Water-Tech Innovation Summit, no painel Fórum de Reguladores – Incentivando a Colaboração, Inovação e Ação, realizado no dia 21, que discutiu o papel dos reguladores na construção da resiliência climática. Também foi abordado como essas instituições estão equilibrando medidas de resiliência climática e acessibilidade hídrica em meio a extremos climáticos predominantes e uma recessão global iminente, entre outros temas.
Esse painel foi presidido por Mark Fletcher, da ARUP (empresa multinacional com sede em Londres, que fornece serviços profissionais de engenharia, design, planejamento, gerenciamento de projetos e serviços de consultoria) e contou com as palestras de Sally Gutierrez, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA na sigla em inglês); Vera Eiró, da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal (ERSAR); e Marc Hannis, da Autoridade Reguladora dos Serviços de Água na Inglaterra e no País de Gales (OFWAT na sigla em inglês).
A delegação da ANA, também contou com a participação do diretor Filipe Sampaio; da superintendente de Regulação de Saneamento Básico (SSB), Cíntia de Araujo; da coordenadora da SSB, Lígia de Araujo; e do coordenador de Contratos, Alexandre Anderáos. Esse grupo participou de um curso sobre incentivos regulatórios para práticas de governança ambiental, social e corporativa (do inglês Environmental, Social and Governance – ESG) no saneamento básico e mitigação de mudanças climáticas, ministrado pela empresa WRC Group, em 27 e 28 de fevereiro.
A equipe da ANA participou, ainda, de 1º a 3 de março, de reuniões e visitas institucionais na OFWAT, para falar sobre a regulação do saneamento básico e experiências bem-sucedidas do Reino Unido que podem ser compartilhadas com a Agência; na Turner & Townsend, empresa que auxiliou a OFWAT na construção do marco regulatório do saneamento no Reino Unido; e na operadora de água Severn Trent Water.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103