Presidente da ABES-SP participa do workshop de infraestrutura Saneamento Básico – Resíduos Sólidos
ABES -
A Seção foi representada por Ricardo Crepaldi, presidente da Subseção Centro Paulista e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climática
O presidente da Subseção Centro Paulista e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES-SP, Ricardo Crepaldi, participou nesta terça-feira, 7 de março, do workshop de infraestrutura “Saneamento Básico – Resíduos Sólidos”, realizado pelo Departamento de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Coordenado pelo advogado Fabrício Dorado Soler, parceiro de diversas iniciativas da ABES-SP e professor do curso online de Legislação, Gestão e Logística Reversa de Resíduos Sólidos, o encontro contou com participação dos governos federal e estadual, além de instituições como BNDES, CEF, ARSESP, ABRELPE e Frente Nacional dos Prefeitos, entre outras. “Foi um evento estratégico. As discussões mostraram importantes caminhos de sucesso para a gestão pública dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em nosso país”, ressalta Crepaldi.
Samanta Souza, subsecretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, associada da ABES e coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES, esteve entre os palestrantes.
Foram discutidos os desafios e oportunidades relacionados à gestão, como a universalização da coleta; destinação final adequada; a regionalização do serviço; os investimentos público e privado; e o uso de novas tecnologias para tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos.