Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Aesbe realiza o 1º Evento Técnico Virtual de 2023
Aesbe -
Durante a palestra, Glauce Pereira discorreu sobre o dilema da padronização e abordou a competitividade frente ao engessamento
Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo
A Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizou nesta quinta-feira (9) o 1º Evento Técnico Virtual de 2023. O encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho 5 – Sistema da Qualidade em Laboratório e contou com a apresentação da palestra “A padronização dos processos do laboratório como diferencial competitivo para Estações de Tratamento de Água e Efluentes”, apresentada por Glauce Pereira, fundadora da How To Lab e mestre em Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Participaram do evento 39 pessoas de 16 companhias estaduais de saneamento.
Durante a palestra, Glauce Pereira discorreu sobre o dilema da padronização e abordou a competitividade frente ao engessamento. A pesquisadora apresentou critérios para o auxílio na garantia da assertividade de resultados e exemplificou as ações necessárias para a otimização de processos competitivos.
A coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani, ressaltou a importância das discussões realizadas pela Câmara para a ampliação da inovação nos procedimentos laboratoriais que garantem a qualidade da água. “Parabenizo o GT 5 pelo empenho sempre aplicado na relevância dos temas discutidos, que agregam muito aos nossos trabalhos. Agradeço o prestígio de todos os participantes do 1º Evento Técnico virtual de 2023”, salientou.
De acordo com Glauce Pereira é necessário reforçar o papel dos laboratórios como garantidores das relações justas e seguras na sociedade. “Falamos dos laboratórios como mecanismo que garantem relações e processos justos e seguros. Agradeço o convite da Aesbe, uma honra realizar essa contribuição aos trabalhos da associação. Podemos estimular procedimentos mais fáceis, inovadores e que estimulem a competitividade”, pontuou.
O próximo evento da Câmara está previsto para ocorrer no dia 23 de abril e será realizado pelo GT 4 – Aspectos Microbiológicos. A CTCQ é o fórum técnico nacional no âmbito da Aesbe, composto por representantes das Empresas Estaduais de Saneamento Básico no país, para tratar de assuntos referentes ao controle de qualidade de água para consumo humano.