Projeto de saneamento tem como objetivo remover os contaminantes da água
Engaje Comunicação -
O piloto, instalado na residência de uma das famílias da comunidade de pescadores, trouxe bons resultados e estimula novas ações para atender centenas de p
Um projeto piloto da Associação Na Garopaba Mundo Melhor, em parceria com a TAE (Tigre Água e Efluentes) e com o ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen), comemora quase dois anos de resultados com a implantação de uma unidade familiar (Unifam) na residência de uma família de seis pessoas. A cada três meses a unidade passa por ações preventivas e corretivas e os moradores recebem orientação ambiental. O ICRH é o braço social do Grupo Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil, infraestrutura e cuidado com a água.
O objetivo agora é ampliar para 30 unidades familiares para tratamento do esgoto no centro histórico de Garopaba (SC). “A solução unifamiliar não é fossa, é uma estação de tratamento e isso é incrível. O sistema de tratamento tem como objetivo remover os contaminantes da água, já que estes causam danos ao nosso sistema fisiológico e ao meio ambiente. Por ser um sistema descentralizado, ele permite a resolução pontual e rápida de possíveis problemas, facilitando a educação ambiental, mudando a maneira de pensar e agir com relação ao tratamento do esgoto. Queremos agora ampliar ainda mais esse projeto em Garopaba e demais municípios”, conta Henrique Martin Likoska, Diretor Geral da Associação Na Garopaba Mundo Melhor e responsável pelo Projeto Mundo Eco SC, focado em gestão de resíduos sólidos, saneamento básico e educação ambiental, em parceria com a Tigre e o ICRH.
O projeto conta com apoio da Câmara de Vereadores de Garopaba, por meio do vereador João Julião e demais colegas, ACIG (Associação Empresarial de Garopaba) e Prefeitura. “Estamos estudando, avaliando, executando, aferindo e propondo uma solução real para o saneamento básico em Garopaba. A ausência de uma rede coletora própria de esgoto, somada às ligações clandestinas na rede de drenagem, faz com que o esgoto deságue no mar, o que gera locais impróprios para banho na época de veraneio. Na região, normalmente o ponto fica próximo ao canal do centro histórico, por isso escolhemos esta região para implementação do projeto.Todos nós temos deveres com relação ao descarte correto de nossos resíduos, sejam eles sólidos, líquidos, orgânicos ou de qualquer espécie. O meio ambiente e a saúde são nossos maiores patrimônios”, afirma Likoska.
“A Unifam na versão instalada oferece operação e manutenção simples, baixa geração de lodo e necessidade de limpeza apenas anual, com baixo consumo energético de cerca de 35W/h. Além disso, possibilita levar tratamento de esgoto aos locais que não possuem acesso à rede, com tratamento de até 800L/dia. O principal objetivo de levar tratamento de esgoto ao maior número de famílias possível nos motiva diariamente”, diz Ewerton Garcia, Diretor da Tigre Água e Efluentes (TAE).
Garcia cita ainda as soluções já consolidadas da ETA (Estação de Tratamento de Água), sistemas de adução, distribuição e ligações (ramais prediais), assim como coletores de esgoto, tubos troncos de grandes diâmetros e tecnologias patenteadas para o tratamento de esgoto, incluindo estações descentralizadas, estações especiais de grandes vazões e a Unifam (unidade familiar).
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=66pSBePs0gY&t=18s
Para saber mais: http://www.nagaropaba.com.br/ e @nagaropaba
Cintia Roberti
cintia.roberti@engajecomunicacao.com