Wash Me celebra a economia de 17 milhões de litros de água somente em 2023
EDB Comunicação -
Com práticas ESG e tecnologia inovadora, startup lava carros com 400ml de água e produtos biodegradáveis
A Wash Me, startup de lavagem ecológica de frotas, celebra a economia de 17 milhões de litros de água somente em 2023 (desde o início das operações, em 2020, já foram economizados mais de 98 milhões de litros). Somados com o ano anterior, a empresa atinge o número de 77 milhões de litros economizados através de seu diferencial: utilizar somente 400ml de água para lavar um veículo inteiro.
O anúncio acontece em uma data sugestiva: 23 de março, Dia Mundial da Água. O dia escolhido pela ONU, em 1992, com o objetivo de discutir questões importantes relacionadas a este recurso natural.
“O mundo está cada vez mais consciente das questões ambientais e é fundamental adotar práticas de ESG que promovam o crescimento sustentável. Então, para nós é muito importante poder contribuir com práticas sustentáveis que ajudam não só o meio-ambiente, mas todo o planeta”, comenta João Salvatori, CEO da empresa.
A situação da água no Brasil e em outras partes do mundo é preocupante. De acordo com o MapBioma, o país perdeu 1,5 milhão de hectares em superfície de água, representando um encolhimento total de 7,5% entre 1991 e 2022, o equivalente a dez cidades de São Paulo. Embora o Brasil seja o país com a maior quantidade de água doce própria para consumo no mundo, muitas pessoas ainda não conseguem ter acesso a ela .
Atualmente, dados da Unicef mostram que cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo enfrentam pelo menos um mês ao ano de escassez de água. A situação se mostra ainda pior em países do norte da África e no Oriente Médio onde o acesso ao recurso é quase inexistente.
“Nossa solução foi justamente desenvolvida para economizar o maior número possível de litros de água, afinal esse é o principal recurso que precisamos para que haja vida. Ao utilizar somente 400ml, uma garrafinha de água, para lavar um veículo inteiro estamos fazendo a nossa parte. Além disso, possuímos mais de 100 parceiros espalhados pelo Brasil que utilizam os mesmos processos sustentáveis que os nosso”, conclui Salvatori.
Marcelo Affonso
marcelo.affonso@edbcomunicacao.com.br