Grupo Tigre apoiará escolas com menor índice de cobertura de esgotamento sanitário

O braço social do Grupo Tigre apoiará escolas com menor índice de cobertura relacionada ao acesso à serviços de esgotamento sanitário ou banheiros


O acesso a água potável e ao saneamento são direitos humanos, sem ele, uma série de problemas prejudicam o desenvolvimento de crianças e adolescentes em idade escolar. No Amazonas, 71,4% dos meninos e das meninas são privados de saneamento – ou seja, vivem em casas com banheiro compartilhado ou fossa rudimentar, ou em casa sem banheiro ou com vala a céu aberto. Além disso, 16,7% de crianças e adolescentes estão privados do acesso a água segura – ou seja, vivem em casas com água de poço, fonte ou nascente, ou não recebem água canalizada e tem apenas água da chuva ou sem procedência desconhecida, segundo o estudo “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2023. São milhares de crianças sem água para beber, sem fazer a higiene e mais, sem o necessário para viver e aprender com dignidade.

O ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen), braço social do Grupo Tigre, apoiará sete escolas com menor índice de cobertura relacionada ao acesso à serviços de esgotamento sanitário ou banheiros adequados para o uso seguro na região periférica de Manaus (AM), localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, território contemplado pela iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, beneficiando diretamente mais de 3.800 crianças e adolescentes. No ano passado, a parceria com o UNICEF atendeu cinco estados das regiões norte e nordeste através da doação de pias, como parte do compromisso da companhia de cuidar da água para garantir a qualidade de vida das pessoas.

“Essa parceria com o UNICEF tem sido importantíssima para o ICRH e Grupo Tigre, que assumiram os seus papéis como grandes apoiadores do acesso à água no Brasil. Identificamos diariamente oportunidades, em especial pelo Marco do Saneamento, de levar água potável e saneamento à população mais vulnerável, em especial às crianças e jovens. Fazer parte disso é o nosso compromisso diário”, afirma Otto von Sothen, presidente da Tigre e conselheiro consultivo do UNICEF Brasil.

A escolha por trabalhar neste território partiu de um conjunto de indicadores (água e saneamento, educação, assistência social, saúde, nutrição) identificados pelo UNICEF, o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Manaus, a fim de fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.  “A falta de acesso adequado a água potável e saneamento impacta diretamente crianças e adolescentes mais vulneráveis. Ter acesso a água de qualidade e banheiros é fundamental para que meninas e meninos possam aprender, brincar e se desenvolver com saúde, além de promover a dignidade de pessoas que menstruam”, explica Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil.

O projeto contará ainda com uma capacitação para gestores escolares sobre acesso ao PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) – programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para disponibilizar recursos para intervenções de infraestrutura nas escolas que levam um componente WASH (sigla para água, saneamento e higiene, em inglês) para dar ainda mais sustentabilidade ao projeto, uma vez que a escola poderá submeter um pedido de recebimento de recursos.

Acompanhe essa história:

https://www.youtube.com/watch?v=FTpZW8tTwqw&t=26s

Assessoria de Imprensa – TIGRE
Engaje! Comunicação

Graziele Marronato

graziele.marronato@engajecomunicacao.com

Cíntia Roberti

cintia.roberti@engajecomunicacao.com

Grupo Trama Comunicação - Assessoria UNICEF
Trama Comunicação: ana_paula@tramaweb.com.br e pbueno@tramaweb.com.br

Publicidade