Atibaia Saneamento anuncia os avanços previstos para 2023

Benefícios ampliam atendimentos e qualidade de vida local


A Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário no município de Atibaia em um contrato de Parceria Público-Privada com o SAAE, anunciou nesta semana quais serão os avanços previstos para 2023.  No período, as principais obras a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Caetetuba e a implantação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e de um Coletor Tronco (CT) no entorno do Onofre.

Seguindo o cronograma de obras, duas EEEs seguem em fase de construção: a EEE Onofre 3, localizada no bairro Jardim Imperial, e a EEE Anna Mathias Vairo, situada no bairro Santo Antônio. E até o final de ano outras cinco estações serão entregues contemplando os bairros Jardim Kaninar, Parque das Nações, Jardim Estância Brasil e Jardim Alvinópolis II.

Entre os principais benefícios das melhorias estão o desenvolvimento sustentável e o cuidado com a saúde da população local, já que os bairros Jardim Imperial e Jardim Estância Brasil ainda não são atendidos com esgotamento sanitário. Dessa forma, as obras permitirão o encaminhamento do efluente coletado nas residências da área para o devido tratamento na ETE Caetetuba, evitando o depósito em fossas ou o seu lançamento direto na natureza.

Na prática, o resultado é o aumento da cobertura de tratamento de esgoto e o direcionamento correto do efluente coletado nos bairros citados para a estação de tratamento. Segundo a Atibaia Saneamento, as intervenções na ETE e EEE terão locais fixos, tendo pouco impacto no dia a dia da população que reside na região. Quanto a implantação do CT poderá haver interrupções pontuais no tráfego das ruas durante a obra.

“Todos os investimentos previstos para esse ano têm como objetivo a expansão no atendimento e prestação de serviços de saneamento local, bem como a melhoria nos fluxos de coleta e tratamento de esgoto em um dos maiores bairros de Atibaia. Por isso, os nossos esforços em 2023 serão direcionados a essas obras em específico”, explica a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Guillen.

Recentemente, a empresa de saneamento básico finalizou a desativação da ETE Cerejeiras e da EEE Nova Atibaia, uma reestruturação que buscou a garantia de maior segurança operacional e eficiência no tratamento do efluente coletado. Desde 2013, a Atibaia Saneamento atua na cidade para elevar os índices de esgotamento sanitário e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os munícipes.

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

 

Publicidade