Debate sobre segurança hídrica

A diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, apresentou painel nesse evento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)


Como parte das atividades da delegação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em Nova Iorque, Estados Unidos, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023, quatro membros da Diretoria Colegiada estiveram do Painel de Alto Nível sobre Segurança Hídrica e o Compromisso até 2026. 

A diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, apresentou painel nesse evento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que também contou com as participações dos diretores Ana Carolina Argolo, Filipe Sampaio e Mauricio Abijaodi. Também debateram a questão da segurança hídrica ministros do Chile, Colômbia, Equador e Uruguai. 

Na manhã desta terça, o superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA, Felipe Tavares, apresentou painel do evento paralelo à Conferência, realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O tema da discussão foi A Abordagem da Fonte para o Mar: Alfabetização Oceânica como uma Ferramenta Poderosa para Lidar com as Mudanças Climáticas e Promover Negócios Azuis Sustentáveis, Incentivando Parcerias Intersetoriais e Unindo o ODS 6 e o ODS 14. 

Já a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico Fernanda Abreu apresentou painel O Sistema de Suporte a Políticas para o ODS 6: Identificar e Preencher a Lacuna de Capacidade para Alcançar os ODS Relacionados à Água. Também participaram desse evento paralelo do Escritório das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNOSD na sigla em inglês) tanto instituições do sistema ONU quanto da Coreia do Sul. 

Na temática de água e gênero, a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA Mariane Ravanello apresentou painel no debate com a temática Apoiando a Igualdade de Gênero na Agenda de Ação pela Água com o Esforço Global de Várias Partes Interessadas. Além da Agência, participaram desse evento paralelo do Programa Mundial de Avaliação da Água da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) representantes de universidades; do terceiro setor; de instituições do sistema ONU; e de governos, como o da Espanha, África do Sul, Eslovênia, México, entre outros. 

Outra agenda que contará com a presença dos quatro membros da Diretoria Colegiada na cidade estadunidense é a Celebração dos Dez Anos da Iniciativa de Governança da Água da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que acontece no Fórum Cultural Austríaco de Nova Iorque na noite desta quinta-feira. 

A Conferência das Nações Unidas sobre Água

A última Conferência das Nações Unidas sobre Água aconteceu em 1977, em Mar Del Plata, na Argentina. A edição deste ano acontece na sede da ONU, em Nova Iorque, entre 22 e 24 de março, em parceria com os governos dos Países Baixos e do Tajiquistão. São previstos cinco diálogos interativos e seis plenárias, além de eventos especiais e eventos paralelos organizados pelos estados-membros da Organização, sistema ONU e outros atores interessados na temática da água. 

O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que contém comprometimentos voluntários de todos os níveis, inclusive governos, instituições e comunidades locais.  

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade