Reservatório da hidrelétrica de Serra da Mesa registra 78,53% do volume útil de seu reservatório

Volume armazenado no maior reservatório do Brasil segue subindo e já superou 78%.


Nesta segunda-feira, 27 de março, o reservatório da hidrelétrica de Serra da Mesa (GO), no rio Tocantins, registrou um volume armazenado de água correspondente a 78,53% do volume útil de seu reservatório – o maior do Brasil e que pode armazenar 54,4 bilhões de metros cúbicos. Com esse percentual acumulado nesta segunda, Serra da Mesa chegou ao maior volume útil já registrado desde o início da operação da hidrelétrica em 1998. 

Esse aumento no volume armazenado no reservatório de Serra da Mesa, que vem ocorrendo nas últimas semanas, se deve à melhora da situação hidrometeorológica em virtude das chuvas, assim como é resultado das condições de operação dos reservatórios do Sistema Hídrico do Rio Tocantins, que foram estabelecidas pela Resolução ANA nº 70/ 2021

A regularização do rio Tocantins proporcionada pelo reservatório de Serra da Mesa, operado por Furnas Centrais Elétricas, contribui para a geração de energia elétrica das usinas a jusante (rio abaixo), que são: Cana Brava (GO), São Salvador (TO), Peixe Angical (TO), Lajeado (TO), Estreito (MA/TO) e Tucuruí (PA) – esta última é a maior beneficiada pelas águas que saem de Serra da Mesa. 

Diariamente a ANA publica em seu site boletins diários de acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio Tocantins.

Hidrelétrica de Serra da Mesa 

A hidrelétrica de Serra da Mesa tem capacidade instalada para geração de 1.275MW, segundo dados de Furnas, e atende ao mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Além disso, a hidrelétrica é responsável pela ligação entre este sistema e o Sistema Norte/Nordeste, sendo o elo da Interligação Norte-Sul. Com uma área de 1.784km², o reservatório da hidrelétrica é o maior do Brasil em volume de água com 54,4 bilhões de metros cúbicos (m³). Sua barragem para geração de energia fica no curso principal do rio Tocantins no município de Minaçu (GO), sendo o reservatório com maior capacidade de armazenamento do setor elétrico brasileiro. 

Rio Tocantins 

Com aproximadamente 2400km de extensão, o rio Tocantins é o segundo maior curso d’água 100% brasileiro, ficando atrás somente dos cerca de 2800km do rio São Francisco. O Tocantins nasce entre os municípios goianos de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás. Ele também atravessa Tocantins, Maranhão e tem sua foz no Pará perto da capital Belém. O rio pode ser chamado de Tocantins-Araguaia por se encontrar com o rio Araguaia entre Tocantins e Pará. Os dois cursos d’água também dão nome à Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, que é a maior do Brasil em área de drenagem 100% em território nacional. Por serem rios interestaduais, a gestão e regulação das águas do Tocantins e do Araguaia é de responsabilidade da ANA. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade