Quais os impactos que o saneamento básico podem ter na vida das pessoas?

Investimento em infraestrutura garante mais qualidade de vida para população


Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, marco que celebra o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e firma anualmente o compromisso das instituições públicas e privadas em enfrentar os desafios a respeito do assunto. Neste ano de 2023, o tema estabelecido pela OMS é “Saúde para todos”, uma oportunidade para debater medidas e alternativas para que todos tenham acesso ao mais alto nível de bem-estar. Por isso, a data é importante para refletir sobre quais os impactos que as infraestruturas, em especial, o saneamento básico, podem ter na vida das pessoas.

Diretamente atrelado à saúde, o saneamento básico abrange em sua prestação de serviços o acesso à água potável, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana. Dessa forma, os temas são indissociáveis e refletem na qualidade de vida da população, evitando a proliferação de doenças de veiculação hídrica como a diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses, giardíase, amebíase e arboviroses.

Entretanto, a garantia do acesso à água potável e à coleta esgoto é capaz de transformar esse cenário no Brasil, já que a contaminação ocorre principalmente pela falta de estruturas adequadas nos municípios. No caso das redes de esgotamento sanitário, por exemplo, o encaminhamento do efluente das residências para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ajuda a promover o bem-estar coletivo e evita também a degradação do meio ambiente nos rios e lagos.

“Ter saúde para todos é garantir mais saneamento básico, portanto não é possível alcançar essa meta sem olhar para o tratamento de água e esgoto. Esse investimento, além de impactar na qualidade de vida, traz retornos positivos em aumento de produtividade e diminuição dos custos públicos em internações por doenças de veiculação hídrica”, explica o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

A empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário em Atibaia tem investido no bem-estar da população ao promover melhorias na rede de esgoto, principalmente nas duas grandes ETEs em funcionamento na cidade. No segundo semestre de 2022, a companhia inaugurou a 2ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Recreio Estoril, aumentando a eficiência do tratamento do efluente coletado, além da capacidade de vazão no local.

Para este ano, a Atibaia Saneamento mantém em seu cronograma de obras a construção novas Estações de Elevatórias de Esgoto (ETE) e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Caetetuba, visando mais qualidade de vida e saúde para os moradores de Atibaia.

Informações à imprensa

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

 

Publicidade