Inscrições abertas para projetos de gestão dos recursos hídricos

Os projetos apoiados pela iniciativa do Instituto Mosaic promovem geração de renda e resgate da memória ancestral de comunidades


Dois projetos, voltados para a gestão racional dos recursos hídricos, transformam a realidade de comunidade quilombolas no interior de São Paulo e de Sergipe, promovendo ações de sustentabilidade, acesso ao saneamento básico e geração de renda. As iniciativas contaram com apoio do Edital da Água, do Instituto Mosaic na edição do ano passado. 

  Em Registro (SP), "Água boa é para beber, irrigar, cultivar e viver: lugar e resistência no Quilombo Peropava" levou sistemas de irrigação e melhorias no tratamento de água de poços artesianos com o objetivo de reduzir a incidência de doenças transmissíveis pela água, aumentar a produção agrícola de forma sustentável e garantir o acesso a água potável e saneamento.   

Além de implantar tecnologias voltadas para a gestão dos recursos hídricos, diversas capacitações sobre processamento de alimentos, segurança alimentar e o uso sustentável da água são realizadas para os produtores da região. "Plantar e cultivar na roça para consumir e comercializar sempre foi um desafio. O projeto veio então como uma solução para essa realidade. Ele foi pensado, planejado e é executado por nós, quilombolas", explica Andreia Regina, líder comunitária e coordenadora do projeto. 

Além do cultivo de produtos como banana, pupunha, hortaliças, mandioca, plantas ornamentais e mudas de plantas nativas para reflorestamento da Mata Atlântica, a produção de farinha também é uma das principais fontes dos quilombolas. "É uma tradição cultural da comunidade de Peropava que lutamos para manter viva com os conhecimentos ancestrais passados de geração para geração e tem um grande potencial a ser explorado no etnoturismo", afirma Andreia. "Por isso, a revitalização da casa de farinha também foi inclusa entre as ações do projeto." 

Contribuir para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões onde atua é uma das preocupações principais da Mosaic Fertilizantes. "A partir de projetos desenhados e desenvolvidos por pessoas da própria comunidade, a transformação vem empoderando os produtores da região, fortalecendo a produção do local e resgatando a memória e ancestralidade. Na quinta edição, o Edital busca priorizar também projetos voltados para a produção de alimentos, além da promoção da diversidade e inclusão", afirma Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes. 

Contemplado em duas edições do Edital da Água, o projeto "Educação, preservação e geração de renda através da água", desenvolvido pelo Quilombo Patioba, em Japaratuba (SE), vem modificando o ambiente e a vida da comunidade. Em 2021, a iniciativa trabalhou para reduzir a incidência de doenças transmissíveis, com a implantação de um sistema de tratamento de água nos três poços artesianos locais e a recuperação das nascentes. 

No ano passado, a continuidade do projeto, foi voltada para fortalecer a conscientização da comunidade, por meio de educação ambiental de crianças e adolescentes. junto às escolas da rede pública e promover ações de manutenção dos sistemas implantados na edição anterior. Adicionalmente, para contribuir para a geração de renda por meio da produção sustentável de alimentos, três hortas comunitárias foram criadas, integradas ao poço artesiano. 

  "Entre as principais mudanças que a gente consegue perceber está a limpeza das nascentes e a conscientização das famílias. Antes, essa nascente era praticamente um 'lixão'. A gente conseguiu fazer com que as pessoas não descartassem mais nada ali", conta Maria Normélia, coordenadora do projeto. 

  Por meio da educação ambiental e desenvolvimento sustentável foi possível conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do meio ambiente e transformar hábitos na comunidade como um todo. "Queremos que eles [crianças e adolescentes] cresçam entendendo essa responsabilidade e o cuidado que deve se ter com o meio ambiente e a preservação da água", diz. 

  Edital da Água   

Lançado em 2019, o Edital da Água apoia projetos que são responsáveis por promover transformações ambientais e sociais em diversas regiões do país, com foco em 34 cidades de abrangência, próximas aos locais de operação da Mosaic Fertilizantes. Ao longo dos anos, por exemplo, apoio projetos responsáveis pela recuperação de 42 nascentes em todo o Brasil e mais de 10 mil m² de área ambiental conservada. Este ano, projetos voltados para a produção sustentável de alimentos estão sendo priorizados, assim como aqueles que fomentem a diversidade e a inclusão.   

Os projetos selecionados na quinta edição serão anunciados em junho.   

Com o intuito de atender aos demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, o edital estimula também  iniciativas que trabalhem para: ODS 2 – erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 5 - alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; ODS 6 - assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água potável e saneamento para todos; ODS 8 - promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos; ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; e ODS 14 - Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.   

O Edital da Água conta com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social IDIS, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 1999 com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto. 

Larissa Mota Calixto  

Executiva de Comunicação

larissa.mota@cdn.com.br

Publicidade