Iniciativas de conservação de água e solo
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) -
Com foco no Programa Produtor de Água
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebeu a secretária adjunta da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), Andrea Meza, em sua sede, em Brasília, na última segunda-feira, 24 de abril. Nessa reunião a ANA manifestou seu interesse em iniciativas de cooperação com a Convenção. Além disso, foram discutidas a degradação de terra e seca no Brasil, assim como iniciativas de conservação de água e solo, com foco no Programa Produtor de Água.
A reunião contou com a participação da diretora Ana Carolina Argolo e dos diretores Mauricio Abijaodi e Filipe Sampaio. Também estiveram presentes a superintendente de Planos, Programas e Projetos da ANA, Flávia Carneiro, e o superintendente adjunto desse setor, Henrique Veiga. Também participaram do encontro o coordenador de Articulação e Planejamento Internacional da Agência, Raimundo Lima, e dois representantes da UNCDD: Rajeb Boulharouf e José Torrico.
O Programa Produtor de Água
Criado em 2001, o foco do Produtor de Água é o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensa os produtores rurais por ações de conservação de água e solo. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água.
A UNCDD
O Brasil, é um dos assinantes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD na sigla em inglês). Esse compromisso estabelece um padrão de trabalho e metas internacionais convergentes em ações coordenadas na busca de soluções qualitativas para essa questão.
A desertificação é definida como um processo de degradação ambiental causada pelo manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, que compromete os sistemas produtivos das áreas. No Brasil o processo de desertificação é consequência do uso inadequado dos recursos florestais, principalmente da Caatinga e do Cerrado, por conta de desmatamentos.
Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Raylton Alves
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103