Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES-RS

O evento, que foi um sucesso, aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório da ETE Navegantes -DMAE, em Porto Alegre.


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoveu nesta terça-feira, 25 de abril, a 17ª Reunião de sua Câmara Técnica de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética. O evento aconteceu, de forma presencial, no auditório da ETE Navegantes, do DMAE, em Porto Alegre, e contou com palestras sobre MND aplicado à reduçao de perdas e Inteligência Artificial nos sistemas de abastecimento.

Aberta às empresas de saneamento e profissionais interessados no tema, a participação foi bastante diversificada, com representantes do DEMAE POA, Corsan, SEMAE, SAMAE, COMUSA, técnicos do Instituto do Vazamento, Suez/Restor, Altus, Coster,Amanco Wavin Brasil Top Vargas e JCMS.

Após a abertura do evento, realizada pelo diretor geral adjunto do DMAE, Darcy Nunes dos Santos, e do representante da ABES-RS, Paulo Robinson Samuel, e falas introdutórias da coordenação da CT Perdas e Eficiência Energética, os presentes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Método Não Destrutivo Aplicado à Redução de Perdas. O assunto foi abordado por Everson Gardel, do SEMAE/São Leopoldo. Pedro Kriguer e Vitor Spinosa, da Amanco-Wavin/Takadu, discorreram sobre Uso de Inteligência Artificial na Operação de Sistemas de Abastecimento. 

“Com o Novo Marco do Saneamento é imprescindível a formação e aprimoramento de especialistas em gestão de perdas e eficiência energética, e a participação nesta câmara torna isto possível”, ressaltou Ricardo Röver Machado, coordenador das Câmaras (Temática e Técnica) de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e da Seção-RS.

De acordo com Airana Canto, coordenadora adjunta da CT Perdas e Eficiência Energética, “A retomada das reuniões presenciais, em reunião com representantes de diversas empresas do setor de saneamento, confirma a importância do tema e a necessidade de ampliar o conhecimento no assunto e direcionar esforços para a obtenção de melhores resultados na Gestão da Redução de Perdas de Água.”

As reuniões da CT acontecerão bimestralmente, conforme deliberado. Também estão sendo organizados cursos sobre estes temas estratégicos.

Publicidade