Atibaia Saneamento celebra movimento de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho

Operação do Grupo Iguá é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário em Atibaia


O Abril Verde é um movimento de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho, uma iniciativa que surgiu como forma de relembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, marcado em 28 de abril. Localmente, a Atibaia Saneamento, companhia responsável pela coleta e tratamento de esgoto, celebra a data reforçando os cuidados por meio do treinamento e integração de novos colaboradores, ação que reflete diretamente na qualidade da prestação de serviços à população.

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar em mortalidade no trabalho entre os países no ranking do G-20 e das Américas. De acordo com os indicadores do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, pesquisa elaborada pelo Ministério público do Trabalho (MTP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012 a 2020, foram mais de 21 mil acidentes fatais em território nacional. Quanto aos gastos em saúde, eles ultrapassam R$ 100 bilhões em despesas acidentárias no acumulado dos últimos 10 anos.

Por isso, o debate sobre o tema e a implementações de ações mais efetivas são primordiais. Nas atividades de saneamento no país - gestão das redes de esgoto, captação, tratamento e distribuição de água, e manejo dos resíduos sólidos, em específico, foram contabilizadas mais de 94 mil notificações de 2012 a 2020, conforme aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Contudo, a Atibaia Saneamento e a Iguá caminham para transformar o contexto com mais segurança nos processos e maior cuidado com a saúde física e mental de seus colaboradores.

Em seu manual de integração em saúde ocupacional, segurança do trabalho e meio ambiente, a empresa destaca pontos importantes para prevenir acidentes e evitar qualquer risco ou dano ao colaborador. A orientação abrange tanto a correta utilização de EPCs e EPIs – Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, quanto regras essenciais para as tarefas que envolvem a coleta e tratamento de esgoto em Atibaia, como o uso de veículos e máquinas, controle de energias, içamento de cargas, entre outros processos.

“O mês de abril é importante para fortalecer internamente a cultura de segurança em cada uma das atividades desempenhadas pelos operadores, engenheiros e colaboradores da Atibaia Saneamento. Prezamos pela saúde e qualidade de vida da população e, por isso, enfatizamos o cuidado com aqueles que estão na linha de frente do trabalho diário para a coleta e tratamento de esgoto locais”, comenta o diretor-geral da concessionária, Mateus Banaco.

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

(11) 4260-1916  

Publicidade