Estudo: Avaliação dos Investimentos e Impactos nos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgoto
Aesbe -
O Estudo discorre sobre os investimentos realizados nos serviços de água e esgoto do Brasil, utilizando a base de dados do Sistema Nacional de Informações
Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo
A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) lançou nesta quinta-feira (04) o Estudo “Avaliação dos Investimentos e Seus Impactos nos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Brasil no período de 2002 a 2021”, feito pela entidade, sob consultoria do engenheiro Adauto Santos. O lançamento do Estudo ocorreu no Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento”, realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília (DF).
O Estudo avalia os investimentos realizados nos serviços de água e esgoto do Brasil, utilizando base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento e adotando como base de análise dois grupos de abrangência regional, local e microrregional; e dois grupos de natureza jurídica, públicos e privados. No documento, há uma síntese dos investimentos e dos impactos nas expansões dos sistemas. Infere-se que os desafios para a universalização não são pequenos, explicitando a necessidade de avaliações de soluções alternativas e individuais e o estímulo ao desenvolvimento de novos modelos de prestação de serviços.
A Aesbe salienta a primordialidade da realização de reflexões acerca da prestação de serviços de água e esgotos no Brasil, com o objetivo de aprofundar a compreensão da complexidade e das especificidades existentes em cada região do país, em prol da identificação dos desafios para atingir a universalização.
O documento será publicado em breve no site oficial da Aesbe: aesbe.org.br.