Saneamento básico é uma ferramenta para o avanço econômico e social

Em Atibaia, concessionária do Grupo Iguá trabalha para elevar os índices locais


Na próxima semana, 8 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Turismo, data criada por meio da Lei nº 12.625 e que celebra um importante setor responsável por movimentar a economia brasileira e gerar milhares de empregos no país. Entre os principais fatores que colaboram para desenvolvimento da área, está o saneamento básico, infraestrutura que promove o acesso ao esgotamento sanitário, à água potável e à gestão de resíduos sólidos de uma localidade.

Como um conjunto de serviços garantidos pela Constituição, o saneamento básico é uma ferramenta para o avanço econômico e social, sendo a ausência dele muito prejudicial em termos de saúde, educação e qualidade de vida. Por isso, com o investimento em coleta e tratamento de esgoto, bem como em distribuição de água, é possível perceber retornos positivos em diversas esferas da sociedade, inclusive para o turismo no Brasil.

Atualmente, quase 35 milhões de brasileiros vivem sem o acesso à água de qualidade e aproximadamente 100 milhões carecem dos serviços de coleta de esgoto, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Contudo, a estimativa do Instituto Trata Brasil mostra que a universalização do saneamento pode mudar a realidade desse cenário e proporcionar ganhos de renda em turismo de até R$ 2,1 bilhões por ano.

Portanto, alcançar o atendimento à população de forma integral é a meta das cidades brasileiras, mesmo ss menores. Em Atibaia, por exemplo, as melhorias em esgotamento sanitário têm sido constantes e o investimento na modernização das estruturas de saneamento, uma prioridade. Desde 2013, o município tem a Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá, como empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto locais, que atua na cidade por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE – Saneamento Ambiental Atibaia.

“Há quase 10 anos trabalhamos a fim de elevar os índices locais de saneamento, pois quando voltamos os nossos esforços para esse setor vemos ganhos em outros, principalmente em desenvolvimento econômico e social. Mesmo no interior, a valorização ambiental e imobiliária atrai turistas, e a coleta e tratamento de esgoto são serviços básicos que proporcionam isso”, explica o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

Para o ano de 2023, a concessionária tem como objetivo a ampliação de uma das duas grandes ETEs na cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Caetetuba, e a implantação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e de um Coletor Tronco (CT) ao entorno do Onofre. As obras trarão ainda benefícios em sustentabilidade e saúde, já que os bairros impactados pelas transformações não são atendidos com esgotamento sanitário, gerando mais oportunidades para o turismo e desenvolvimento local.

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

(11) 4260-1916  

Publicidade