Fórum Internacional: Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento terá realização anual

O evento tem o objetivo de integrar o setor de saneamento nacional e internacional, de forma que os debates contribuam para a melhorias do saneamento


Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Com o sucesso da primeira edição do Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento”, ocorrido nos dias 3 e 4 de maio de 2023, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) definiram pela realização anual do evento. Com isso, o Fórum Internacional entra no calendário de eventos do setor de saneamento, a ser realizado sempre no mês de abril, em uma cidade diferente, com a participação de palestrantes internacionais. Em breve, as instituições informarão os detalhes sobre a segunda edição do evento.

O evento tem o objetivo de integrar o setor de saneamento nacional e internacional, de forma que os debates contribuam para a melhorias do saneamento brasileiro, visando a universalização dos serviços, com destinação às autoridades governamentais e não governamentais, colaboradores das Companhias Estaduais de Saneamento e estudantes dos MBAs da FESPSP.

Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), salientou  ser fundamental promover iniciativas que visem o debate sobre os caminhos para a  universalização dos serviços, como o Fórum Internacional. De acordo com o presidente da entidade, esse tipo de evento  do setor é ideal para aprofundar as análises e estimular as capacitações no setor.

“É com muita alegria que informamos que o Fórum Internacional vai ser anual, realizado sempre pela Aesbe e FESPSP,  com a participação de palestrantes e professores de outros países. Diversas autoridades e representantes do setor se unirão anualmente em prol de um objetivo comum, que é fortalecer as capacitações no saneamento nacional rumo à universalização. O sucesso das discussões apresentadas na primeira edição do Fórum, agora se fortalecerão cada vez mais nas próximas edições. É um passo enorme para o setor”, ressaltou.

O coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP, Rafael Castilho, pontuou que a realização anual do Fórum Internacional evidencia o momento de mudanças significativas que o setor vivencia. Rafael destacou o papel das entidades no estímulo ao desenvolvimento de capacitação no setor.

“O sucesso do 1º Fórum Internacional de Saneamento, realizado pela Aesbe e FESPSP, tem um papel essencial para a ampliação das capacitações no saneamento nacional e fomenta uma geração de líderes em locais relevantes no setor. Estamos muito felizes com a parceria e a realização do Fórum, que agora será anual”, afirmou.

A 1ª edição do Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento” contou com os lançamentos do curso de MBA, do documento oficial da Aesbe, com a formalização da parceria institucional entre Aesbe e PPP Connect, o lançamento da edição 43 da Revista Sanear e proporcionou análises e discussões profundas sobre o fortalecimento do setor rumo à universalização, com a presença de autoridades e lideranças do saneamento nacional. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Publicidade