2° episódio do Programa Abra Talks
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa -
Os diversos tipos de filtros automotivos, bem como a tecnologia, o mercado, o papel da Abrafiltros no setor e o Programa Descarte Consciente Abrafiltros
O 2° episódio do Programa Abra Talks da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, transmitido na TV Filtros/Youtube, que abordou o tema “Filtros Automotivos”, já está disponível. Neste episódio, Adriano Bonazio, Gerente de Comunicação e Marketing da ABRAFILTROS, entrevistou João Moura, Presidente Executivo da Abrafiltros e Co-founder da DBD Laffi Filtration, que está envolvido com o setor de filtração desde 1970, e Paulo Nascimento, Vice-presidente Setor de Filtros Automotivos da Abrafiltros e Gerente Geral da UFI Filters, que iniciou a carreira no segmento de filtros em engenharia de produtos, desenvolvendo filtros industriais e, em 2008, foi para a área comercial de filtros automotivos. Juntos, os convidados debateram diversos temas ligados ao setor, como a entrada das empresas no mercado de filtros no Brasil, a tecnologia dos diversos tipos de filtros, entre eles, filtros de combustível, de óleo, de ar de admissão e de ar-condicionado no automóvel, e nos caminhões, o pré-filtro diesel, secador de freio e de Arla, se for vocacional, de caminhões de lixo e basculante, existem também dos filtros do sistema hidráulico, e no caso de carros corridas, no total são 11 filtros, trocados a cada competição. “Há também os microfiltros nos automóveis, que são filtros de bico injetor”, acrescentou Moura.
Evolução dos filtros – No videocast, os entrevistados relataram que os filtros foram evoluindo com relação à tecnologia para atender as demandas. “Quando veio o sistema Euro 5, teve a necessidade do Arla 32, fluido utilizado no pós-tratamento das emissões, com isto também precisou de um filtro. No passado, quando chegou o freio a ar, houve necessidade de secar o ar para não ter problema de corrosão ou com água no sistema de frenagem, precisou de filtro secador de ar-comprimido”, explicou o Vice-presidente da associação.
Para Moura, a tecnologia nasce devido às exigências das montadoras em função das mudanças e dos motores. “É isto que faz com que o setor de filtros busque tecnologias que se encaixem a cada condição de motor”, ressaltou. Citou, que, agora, o setor automotivo está passando por mudanças devido a eletromobilidade. “A indústria de filtros está trabalhando bastante para poder atender os veículos elétricos e híbridos. A engenharia das montadoras sempre atua juntamente com a engenharia de filtros”, disse Moura.
Nascimento acrescentou que, os fabricantes de filtros contam com Centros de Pesquisas e Desenvolvimento, como a UFI Filters, que possui três centros, com 250 engenheiros atuando em novas tecnologias, e nas plantas há Centros de Desenvolvimento de Produtos. Comentou que, em 2016, a UFI Filters criou um filtro de admissão de motor Multitube. Geralmente, este filtro é de papel plissado, o Multitube é tubular, que o primeiro a usar foi a Porsche, porque tem melhor performance, com aumento de 4% da potência do veículo.
Os filtros e a eletromobilidade – O papel dos filtros nos veículos foi destacado, inclusive com relação à eletromobilidade. “Se não houvesse o filtro do óleo e o de combustível, as impurezas danificariam o motor, sem o filtro de ar a poeira também prejudica a motorização. O filtro é a proteção do veículo e o filtro do ar-condicionado a proteção das pessoas”, comentou o Vice-presidente da associação.
Segundo Moura, o mercado de filtros acredita que ainda vai haver algumas décadas para adaptação aos veículos elétricos no Brasil. “Concordo com Moura, em médio prazo, a realidade brasileira será o veículo híbrido, que usa o motor elétrico e a combustão, e nesta condição o veículo terá todos os filtros relacionados à motorização a combustão, além das aplicações para o elétrico”, explicou Nascimento, acrescentando que a UFI Filters já é fornecedora de filtros, bem como sistema de gerenciamento térmico, para elétricos nos Estados Unidos, China e na Europa. “Algumas montadoras de veículos elétricos exigem até que os filtros de ar-condicionado tenham classe de filtração HEPA, considerando o habitáculo do veículo como uma sala limpa”, disse.
Cenário no setor – Após a pandemia, os entrevistados relataram que a maioria das empresas mudou a forma de trabalho e até buscaram novos negócios. O Vice-Presidente da Abrafiltros relatou que as empresas foram, inicialmente, para o home office e, hoje, estão atuando de forma híbrida, inclusive porque os profissionais estão buscando também qualidade de vida e não querem se deslocar todos os dias. Moura destacou a importância do atendimento presencial no momento de prospectar novos negócios e até dentro da própria empresa.
Sobre as perspectivas do mercado de filtros, o presidente da Abrafiltros disse que o mercado de filtros é crescente. No setor industrial, há uma infinidade de aplicações, porém não há tantas estatísticas como no segmento automotivo, que conta com dados de emplacamentos de veículos que facilitam mensurar o mercado. “A Abrafiltros contratou uma empresa que desenvolveu um estudo do setor, o Panorama Setorial, que evidencia em dados secundários a realidade de cada segmento que os filtros está presente”, comentou. Destacou também que, neste ano, a dificuldade maior é com a cadeia de suprimentos, não só no setor de filtração como em outros.
Nascimento disse que, de fato, o setor de filtros automotivos é mais factível devido à frota, produção de veículos e emplacamentos. Mas, comentou que, este ano será um ano desafiador para todos. Há paradas de montadoras tanto no segmento leve, quanto de pesados e alguns fabricantes de filtros estão parando também. “Acredito ser um problema momentâneo, o Brasil já passou várias vezes por coisas deste tipo, sofreremos por só alguns meses. É bem menos crítico que 2020, por mais que a produção tenha caído, os carros continuam rodando e o maio mercado de filtros é o aftermarket”, ressaltou. As mudanças da tecnologia devido ao sistema Euro 6 no caso dos caminhões também foram lembradas por Nascimento, pois ocorrerá desaquecimento na compra devido à elevação dos preços.
A importância da Abrafiltros para o setor – Outro assunto na entrevista foi o papel da Abrafiltros para o setor. “A Abrafiltros é muito importante para os fabricantes de filtros, pois atua no interesse do conjunto das empresas do setor. Um dos trabalhos principais da associação é o Programa Descarte Consciente Abrafiltros. Há alguns anos, veio a legislação ambiental, com a exigência da logística reversa, e os fabricantes não estavam preparados para cumpri-la e a Abrafiltros desenvolveu o programa de logística de reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo”, comentou Nascimento, ressaltando que a Abrafiltros é uma ferramenta fundamental para os associados, pois há constantes demandas deste tipo e as empresas precisam estar focadas para a tecnologia e o desenvolvimento de produtos.
Moura lembrou do início da fundação da associação. “Trabalhei com grandes executivos no passado que valorizavam muito o papel das entidades, como FIESP e CIESP, e tive também oportunidade de participar de grupos setoriais, e, passado algum tempo, criamos a Abrafiltros”, disse. Destacou que a associação desenvolve amplo trabalho, visando sempre o interesse de grupo, mas que é imprescindível a participação. “Com a participação de todos, a associação, que, hoje, conta com quase 17 anos, sempre atuando no interesse do grupo, tem se desenvolvido para oferecer cada vez mais suporte ao setor”, finalizou.
O Abra Talks é uma iniciativa da Abrafiltros e das Revistas Meio Filtrante e TAE. Conta com o patrocínio do Grupo Supply Service e apoio de mídia da TV Filtros.
Para acessar o vídeo completo do episódio, basta acessar o canal da TV Filtros no Youtube: https://www.youtube.com/tvfiltros.
Mais informações sobre o setor de filtração no site: https://www.abrafiltros.org.br/.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
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Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
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Solange Suzigan
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