Bracell desenvolve diversas ações a favor do meio ambiente e entre elas está o processo de reciclagem

Companhia reforça a importância de reduzir a geração de resíduos, além de estimular a reciclagem e o reaproveitamento em benefício ao país


Nesta quarta-feira, 17, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, e a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, desenvolve diversas ações a favor do meio ambiente e entre elas está o processo de reciclagem em suas unidades fabris, localizadas em São Paulo e Bahia. A companhia, cumpre rigorosamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) interno. O objetivo é reduzir a geração de resíduos e estimular a reciclagem e o reaproveitamento.

Além disso, a Bracell implementou a Política de Valorização de Resíduos Sólidos, que tem como foco a redução da geração de resíduos, a reutilização de materiais, o reuso, e assim alternativas de reciclagem, realizadas por organizações parceiras. Neste sentido, a maior e mais verde fábrica de celulose do mundo, em Lençóis Paulista, mantém um programa de reciclagem de materiais que são destinados para entidades da cidade. Essas doações são importantes para muitas famílias que retiram seu sustento dessa atividade, além de conscientizar as pessoas sobre a coleta seletiva realizada pela empresa.

Uma das entidades beneficiadas é a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp). Além da coleta de materiais recicláveis, a associação mantém um importante trabalho de ressocialização de seus cooperados por meio do esporte e, muitos deles, se tornaram medalhistas em várias modalidades de competições adaptadas. Outra entidade que também recebe doações da Bracell é a Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista). Formada por cooperativas que realizam a coleta seletiva como fonte de renda familiar, recebem tanto doações de empresas como de materiais coletados nas ruas da cidade.

“A Bracell tem a sustentabilidade no seu DNA, com foco enorme na redução de resíduos em todos os seus processos e no fomento da Econômica Circular, na qual os resíduos são transformados em insumos para outros processos produtivos. A cada ano avançamos mais nesta agenda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões onde operamos”, contextualiza Márcio Nappo, VP de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.

Na unidade da Bahia, a Bracell Florestal destina adequadamente 100% dos resíduos sólidos gerados em suas operações e isso é possível devido ao Programa de Coleta Seletiva, que garante a correta segregação dos resíduos para posterior destinação, contribuindo para a redução dos impactos ambientais da geração de resíduos. A companhia possui parceria para doação de resíduos recicláveis com a CORAL (Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas).

Nesta parceria, que já dura mais de 10 anos, é encaminhado em média 1,5 toneladas de recicláveis mensalmente. Além disso, a Bracell conta com o apoio de outros fornecedores para a reciclagem, reuso e logística reversa garantindo uma gestão de resíduos sustentável.

Em Santos, onde a Cia possui o terminal de exportação, foi realizada a doação de diversos materiais reutilizáveis para a ONG Sem Fronteira, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que promove a cidadania na baixada santista por meio da reciclagem de seus subprodutos visando à preservação do Meio Ambiente. Após a demolição do prédio de apoio da Bracell e a conclusão das obras do terminal STS14-A, no Porto de Santos, materiais inutilizados pela companhia foram compartilhados com a instituição para serem reutilizados ou reciclados.

Entre os produtos doados estavam: porta, vaso sanitário, pia de banheiro, torneira, armário de escritório, cadeiras, ventilador, entre outros. A iniciativa fez parte da estratégia de negócio da empresa, que visa reforçar a importância das boas práticas de sustentabilidade.

Elisa Destro <elisa.destro@edelman.com>

Publicidade