A importância da recuperação dos resíduos sólidos gerados em todo o mundo
Sustentar Comunicação Estratégica -
Plataforma de economia circular fala sobre a importância da circularidade para o meio ambiente e a sociedade
No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem, uma data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e que tem o objetivo de fomentar reflexões sobre o tema e a importância da recuperação dos resíduos sólidos gerados em todo o mundo. No Brasil, a questão é debatida por especialistas e empresas relevantes para o setor, visando estimular também a economia circular no país.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2021), das 65,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos coletados no país, apenas 1,12 milhões são recuperados. A estimativa é que o restante, 64,1 milhões de toneladas, seja destinado aos aterros sanitários ou controlados e lixões, trazendo grandes prejuízos ambientais e sociais.
Além do alto volume de resíduos produzidos no país, outro número que chama atenção no Painel de Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos mais recente do SNIS é o índice de atendimento com coleta seletiva. Atualmente, apenas 89% da população brasileira possui acesso ao serviço, sendo as regiões norte e nordeste as mais carentes com taxas de cobertura 79% e 82,4%, respectivamente.
Por isso, medidas de incentivo à logística reserva e à conscientização ambiental têm crescido no Brasil, a fim de sanar essa necessidade e avançar com índices mais positivos nos próximos anos. Esse é o caso da Lar Plásticos, plataforma de economia circular com unidade fabril localizada no interior de SP, Atibaia, que está no mercado há dez anos e atua no segmento plástico para a transformação do resíduo pós-consumo em matéria-prima, reinserindo-o na produção de itens que atendem às necessidades da própria cadeia, a de coleta seletiva e urbana.
“Desenvolvemos juntos aos nossos parceiros, soluções customizadas para o gerenciamento dos resíduos em empresas, instituições e municípios, trabalhando no ciclo completo da recuperação, desde a triagem do plástico até a produção do artigo final”, explica o diretor industrial da plataforma, Leonardo Marino.
Segundo o gestor, a Lar Plásticos é responsável pela transformação mensal de cerca de 1,2 mil toneladas de insumo plásticos, sendo mais de 90% desse volume proveniente somente do resíduo residencial. Essa taxa da origem da matéria-prima tem a ver também com os projetos socioambientais apoiados pela empresa, entre elas o Tampinha do Bem, uma iniciativa que fomenta a reciclagem de tampinhas coletadas pelas prefeituras parceiras e reverte os recursos para ações de cunho social.
Do mesmo modo, a organização colabora para a educação ambiental, participando de palestras em escolas e dos principais eventos do setor no país. O Dia Mundial da Reciclagem foi celebrado pela Lar Plásticos por meio de uma ação com 240 alunos de uma instituição de ensino em Atibaia, no qual os fundamentos da separação do lixo, coleta seletiva e reciclagem foram ensinados aos alunos de 7 a 10 anos de idade.
Informações à imprensa
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R Croitor – thais@sustentar.ag
(11) 4260.1916