Belgo Lab participa do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Por meio do seu programa de inovação aberta Belgo Lab, empresa convida ecossistema para apresentar soluções durante 32º Congresso Brasileiro de Engenharia


O Belgo Lab, programa de inovação aberta da Belgo Arames, participa de 21 a 24 de maio do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), no Expominas, em Belo Horizonte. Em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) também convida startups para discutir e apresentar soluções para os principais desafios enfrentados pela área de Saneamento.

Segundo o diretor de Marketing, Inovação e Estratégia André Ghion, a presença da Belgo em um evento que não está diretamente relacionado à sua área de atuação é um exemplo sobre como o conhecimento adquirido com os projetos desenvolvidos em parceria com startups potencializam as descobertas e agregam valor às empresas e diversos setores da economia. “Acreditamos e fomentamos a conexão com o ecossistema de inovação. Por isso compartilhar nossa experiência em um encontro que discute temáticas tão importantes como sustentabilidade e meio ambiente é um salto para que esse modelo possa ser empregado em outras esferas”, diz Ghion.

No dia 23, às 11h, representantes da Belgo Arames estarão no Espaço Startup para contar sobre a trajetória da metalúrgica em inovação aberta, até o lançamento do hub digital Belgo Lab, criado a fim de facilitar a conexão com o ecossistema, disponibilizar oportunidades e lançar desafios. A ocasião será uma oportunidade para que outras organizações estabeleçam contato com o mercado de startups para acelerar seus projetos. A palestra será uma das atrações da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, que acontece durante o congresso e está aberta ao público.

Durante os dias 23 e 24, o Belgo Lab levará para o Espaço Startups uma série de atividades que preveem discussões abertas e apresentações de soluções de doze startups envolvidas com a temática de engenharia sanitária e ambiental, em um Pitch Day. As convidadas terão 10 minutos de apresentação e responderão às perguntas da plateia, divididas em três grandes blocos: “Gestão, Monitoramento e Sensoriamento”, “Meio Ambiente e Saneamento” e “Resíduos e Gestão”. Ao final de cada bloco, as startups participarão de uma rodada de negócios onde terão um encontro estruturado com o objetivo de explorar oportunidades de colaboração e parceria com grandes empresas do setor.

Dentre os projetos que o Belgo Lab desenvolve em parceria com startups, estão iniciativas com foco em meio ambiente, que buscam de reduzir o custo de tratamento e destinação de resíduos, considerando o reuso da torta de tratamento de efluentes industriais ou de efluentes líquidos como água borada e acidulada e seu aproveitamento como coprodutos.

O coordenador do Espaço Startup Pierre Siqueira explica que a ABES compartilha parcerias desde 2017, sempre adaptando o ambiente ao que o mercado de startups deseja. “Já promovemos hackathon, pitch e desafios. Agora estamos fazendo rodadas de negócios. Tomamos a decisão sobre o que é o melhor para o segmento do setor de Saneamento em relação à inovação e por meio de parcerias. Nesta edição, como o Congresso é em Belo Horizonte, vamos atuar com a indústria do aço, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e a Copasa”, conclui.

SOBRE O CONGRESSO

Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), terá mais de 50 painéis de discussão e, como referência para o meio acadêmico, promoverá a apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos. Mais informações aqui.
Junto ao Congresso da ABES será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores. Mais informações aqui.

Já o Espaço Startups é um evento realizado fisicamente nos principais Congressos da ABES, desde 2017, em um estande ambientado com um conjunto de atividades voltadas à inovação aberta. As parcerias de aprendizagem do setor de Saneamento sempre foram o auge do evento. São aceleradoras como a Liga Venture, ecossistemas como o Vale do Pinhão, especialistas de saneamento que voluntariamente atuam como mentores apresentando painéis e colaborando com empreendedores, empresas de saneamento estaduais, empresas de saneamento privadas, entidades e governos.

Caroline Melo <caroline.melo@inpresspni.com.br>

Publicidade