Multinacional GEMÜ apresentará novas soluções em válvulas e posicionadores em feira do setor farmacêutico
Smart Com -
Com o objetivo de atender à indústria farmacêutica e de cosméticos no desafio da assepsia e precisão, a GEMÜ do Brasil inovou ao trazer a sanitariedade
É fato conhecido que todas as atividades produtivas envolvem algum tipo de risco, o que obriga as empresas a cumprirem normas e regulamentos de segurança. No caso da indústria farmacêutica, esses controles são ainda mais rígidos, uma vez que os produtos devem garantir a segurança e saúde do paciente. São exigências rigorosas na produção, logística e higiene. Além disso, os produtos precisam ter a sua composição e dosagem padronizados para garantir os efeitos terapêuticos necessários.
Com o objetivo de atender à indústria farmacêutica e de cosméticos no desafio da assepsia e precisão, a GEMÜ do Brasil inovou ao trazer a sanitariedade de seus blocos diafragmas do conceito Plug&Diaphragm (PD), de tecnologia alemã, para linhas de produção que necessitam de altíssima precisão de controle de dosagem e condições estéreis de processo. Essa e outras novidades serão apresentadas na FCE Pharma, maior evento da indústria farmacêutica da América Latina, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, em São Paulo.
“O conceito ‘plug’ traz maior repetibilidade e melhor desempenho. Com a válvula F40 ou F60 dessa tecnologia, o sistema de envase passa a ser mais controlado e confiável, dando alta segurança ao processo. Com um envase mais preciso, haverá a mesma quantidade de líquido ao preencher um frasco, por exemplo. Isso significa mais segurança, já que o medicamento terá a quantidade necessária, e também economia, já que não haverá desperdício para o fabricante”, explica o gerente geral de vendas da BU PFB (farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia) da GEMÜ do Brasil, Hans Paul Mösl.
Além disso, a vida útil do novo conjunto atuador/plug é de mais de 10 milhões de ciclos – medida equivalente à abertura e fechamento da válvula. Como forma de comparação, a durabilidade das soluções atuais tradicionais é de apenas 3 a 4 milhões de ciclos. “A tecnologia Plug & Diaphragm permite ainda o menor tempo de parada de máquinas para manutenção – e é no momento de falha das válvulas que ocorrem as maiores perdas por vazamento, além do desperdício da parada com maior tempo de reparo”, esclarece Mösl.
Processo sem a presença de microrganismos
Até há pouco tempo, era comum na indústria o uso de bombas peristálticas como alternativa nos processos de dosagem, o que demandava a necessidade de manutenção frequente e grandes esforços de limpeza e esterilização. Com o novo sistema desenvolvido pela GEMÜ, é possível garantir a precisão e sanitariedade requeridas, com baixo custo de manutenção e alta segurança de processo.
Outra novidade técnica do setor farmacêutico hoje, voltada para produtos de alto valor agregado, como remédios contra o câncer, é o conceito “single use”. Trata-se de equipamentos como válvulas assépticas que são usadas uma única vez. Se o fato de serem descartadas após o uso traz um estranhamento inicial, por outro lado, é possível economizar nos processos de limpeza de todo o sistema. “Nenhum microrganismo pode permanecer nos tubos e válvulas. É uma garantia de segurança total”, completa Mösl.
Vanessa Brandalize - Smartcom <vanessa.brandalize@smartcom.net.br>