SAE Brasil promoverá a 2ª edição do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge

O anúncio sobre a 2ª edição aconteceu durante o BW Talks Student H2 Challenge, evento online do Movimento BW, com o apoio da SAE Brasil


A SAE Brasil promoverá a 2ª edição do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP). As inscrições para as novas equipes de universidades e de centros de pesquisa participarem deste desafio estudantil pioneiro no Brasil e no mundo estão abertas. É só acessar o site oficial: https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/h2_challenge/.

O anúncio sobre a 2ª edição aconteceu durante o BW Talks Student H2 Challenge, evento online do Movimento BW, com o apoio da SAE Brasil, promovido no dia 25 de maio. As novas equipes que se inscreverem até o dia 4 de junho receberão cursos de capacitação online e gratuitos sobre as tecnologias do hidrogênio e células a combustível, ministrados por especialistas da indústria e da academia, e serão capacitadas para desenvolver o projeto de veículos tipo Baja ou Fórmula SAE, construí-los e operá-los.

As etapas da competição previstas para as novas equipes, entre os dias 2 e 6 de agosto, serão a apresentação dos projetos de seus veículos de acordo com o manual e orientações a serem fornecidas pelos mentores da SAE BRASIL. As etapas planejadas para as 8 equipes atuais, as quais estão participando desde 2020, serão nessa mesma data, mas com provas de operação de seus veículos.

A primeira edição conta com a participação de 8 equipes e 150 alunos, que vêm sendo treinados e estão trabalhando em seus veículos há 2 anos e meio com o acompanhamento técnico dos engenheiros da Mentoria da Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL. “As equipes precisam aprender, por exemplo, como integrar todos componentes do sistema de tração elétrico e fazê-los funcionar com o hidrogênio gerando a eletricidade”, contou Monica Saraiva Panik, coordenadora da Mentoria da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e curadora do Movimento BW.

SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge tem o intuito de transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras, sobre sistemas de célula a combustível para aplicação automotiva, e de oferecer a oportunidade aos grupos estudantis envolvidos de trabalharem com tecnologia de ponta e com engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

“Esse desafio estudantil fomenta a parceria e a integração entre a academia e a indústria, e as duas partes são beneficiadas, pois os estudantes ganham conhecimento e capacitação técnica, enquanto as empresas recebem o profissional do futuro, preparado para trabalhar com tecnologias inovadoras e de ponta”, avaliou Monica.

O desafio surgiu a partir da criação da mentoria da Mobilidade a Hidrogênio da entidade. Camilo Adas, conselheiro de Tecnologia e Transição Energética e ex-presidente da SAE Brasil, comentou que, apesar de a mentoria ter sido estabelecida em 2019, as ações ligadas ao hidrogênio iniciaram por ocasião da World Hydrogen Energy Conference (WHEC) realizada em junho de 2018 no Rio de Janeiro. “Hoje se fala de uma economia do hidrogênio, mas faz tempo que estamos recolhendo informações sobre o tema para progredir cada vez mais”.

Silvano Pozzi, vice-presidente da Ballard Power Systems, ponderou que vários aspectos precisam ser trabalhados no que se refere à transição energética e que o setor de transporte tem grande responsabilidade para a descarbonização. “É um prazer trabalhar com os universitários, professores e mentores. É a nova geração de profissionais que irá traduzir esse trabalho para a sociedade e um desafio estudantil é essencial e necessário. Por isso, não poderíamos ficar de fora da iniciativa”, destacou.

Para Ronaldo Bianchini, gerente geral da SAE Brasil, a competição estudantil ajuda a criar competências técnicas e comportamentais, aumentando a evolução profissional dos estudantes. Ele explicou que tanto o Baja como o Fórmula são estruturas conhecidas pela SAE e pelo comitê técnico, garantindo a segurança de todos os participantes. “Queremos mais equipes nesse desafio e mais empresas nos auxiliando no processo”, pontuou.

A primeira edição do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge foi precursora ao levar conhecimento técnico sobre as células a combustível a hidrogênio. “Criamos cursos para os estudantes, organizamos provas classificatórias técnicas, criamos regras de segurança e especificação. Ao final, oito equipes foram agraciadas com os componentes para construção dos veículos. Fizemos várias apresentações sobre o desafio estudantil, inclusive no BW Digital, em 2020”, lembrou Daniel Bueno Silveira Lima, engenheiro chefe de Estática e Dinâmica da Embraer e coordenador técnico das equipes do H2 Challenge.

Um dos momentos emocionantes para todas as equipes, coordenadores, mentores e empresas foi o momento em que o Baja da equipe Baja UNICAMP (vencedora da primeira edição) circulou pela pista do ECPA em agosto de 2022. Nesse sentido, Rafael Valentini Alves, da Baja UNICAMP; Juliana Silva, da TEC H2-Racing/SENAI CIMATEC; Pedro Yanaze, da Cheetah H2-Racing UNIFEI de Itajubá; Bruno Furquim, da Baja UFABC; e Nicolas Bergmann Mendietta Gomes, do Mauá Racing H2, trouxeram suas experiências com a primeira edição e já confirmaram a presença na segunda edição. 

SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge tem o apoio de empresas, indústrias e instituições. Bianca Furtado, do marketing de Produto da Valeo South America, e João Quatrone, gerente comercial da MAT Equipamentos para Gases, ressaltaram a importância da competição e o apoio com o fornecimento de componentes para a construção dos veículos a célula a combustível a hidrogênio.

O Movimento BW é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Sylvia Mie - Mecânica de Comunicação <sylvia@meccanica.com.br>

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