Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade

Esse e outros dados relevantes do programa, que é referência mundial na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas


O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade 2022 com os benefícios ambientais comprovados, como o Estudo de Ecoeficiência que mostra que o Sistema Campo Limpo – programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas – evitou a emissão de 974,1 mil toneladas de CO2 na atmosfera, de 2002 a 2022. Esse volume equivale a 18.409 viagens de caminhão ao redor da terra.

O estudo, realizado anualmente pela Fundação Espaço Eco, sugere que se o Sistema não existisse e essas emissões tivessem ocorrido, mais de 6,9 milhões de árvores teriam que ser plantadas para compensá-las. Além disso, segundo o relatório, o Sistema poupou 43 bilhões de megajoules de energia, o que corresponde ao consumo de energia elétrica de 6,3 milhões de residências durante um ano.

“Esses dados provam o impacto positivo, do trabalho conjunto dos elos da cadeia agrícola, ao meio ambiente. O Sistema Campo Limpo busca ser autossustentável e consolidar o seu modelo que tornou o Brasil uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias.” destaca Marilene Iamauti, Gerente de Sustentabilidade do inpEV.

Mais de 700 mil embalagens destinadas corretamente e avanço na educação ambiental

O Relatório ressalta também que, em 2022, o Sistema Campo Limpo atingiu a marca de 700 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta. Só no ano passado, houve a destinação adequada de 52.538 toneladas de embalagens. Isso viabiliza, atualmente, a reciclagem de 100% das embalagens primárias plásticas rígidas (lavadas e não lavadas) e de 93% de todas as embalagens plásticas (primárias e secundárias) recebidas pelo Sistema.

Outro destaque é o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, que impactou 243,9 mil estudantes em 2022, 25% a mais que no ano anterior, e superou a marca de 2,3 milhões de participantes desde 2009. No ano passado, foi criado o Conexão PEA, um grupo formado por professores e integrantes da comunidade escolar que são embaixadores do programa nas regiões onde são desenvolvidas as atividades.

O Relatório de Sustentabilidade 2022 do inpEV pode ser conferido na íntegra em “Notícias e Publicações” no site do inpEV

Informações para a imprensa

LVBA Comunicação

Paulo Junior paulo.junior@lvba.com.br

Harley Pintoharley.pinto@lvba.com.br

Austin Ferreira austin.ferreira@lvba.com.br

Valéria Allegrini |  valeria.allegrini@lvba.com.br

Publicidade