5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente

A data marca o que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ela foi realizada em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972


Segunda-feira, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data marca o que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ela foi realizada em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972, e ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo. O objetivo é preservar o meio ambiente, pois é nele onde estão os recursos naturais necessários para a sobrevivência das pessoas, como água, alimentos e matérias-primas.

A cada ano empresas e organizações estão mais voltadas às causas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Para tornar as cidades mais verdes e pensando no futuro das próximas gerações, as companhias reduzem a geração de resíduos, plantam árvores e até mesmo criam reservas ambientais. 

Dentro deste comprometimento com a preservação, as iniciativas de algumas empresas se destacam. Dentre elas, podemos citar: 

1) Alphaz Concept: incorporadora brasileira que executa projetos com responsabilidade ecológica. Os empreendimentos da Alphaz Concept são 100% sustentáveis, desde a concepção da ideia até o pós, a fim de auxiliar para que os proprietários consigam manter hábitos sustentáveis durante sua estadia no empreendimento. 

2) Alphaz Technologies: Uma linha de produtos com itens que utilizam água de reuso na formulação, não contêm substâncias contaminantes e nem compostos que possam prejudicar a saúde de aplicadores e moradores. Dentre eles, há a argamassa polimérica, o reboco pronto (regularizador de paredes) e o cimento queimado. A intenção é de que empreendimentos imobiliários sejam projetados com produtos de construção sustentáveis, saudáveis e tecnológicos. E que possibilitem um estilo de vida mais consciente por parte dos proprietários.

A fim de explicar melhor essas "etapas" da sustentabilidade, listamos alguns dos principais destaques de cada fase: 

Pré-concepção

Tijolos ecológicos: em comparação com os tijolos tradicionais, os ecológicos não geram resíduos sólidos, reduzem a emissão de gases, preservam entre 8 e 12 árvores, diminuem a utilização de argamassa e ainda são 15% mais baratos; utilização de insumos como: madeira, areia, brita e pedrisco, a partir da reciclagem de entulhos urbanos, demolições e resíduos de obras; 

Pós-concepção 

Sistema fotovoltaico: responsável por transformar os raios solares em energia elétrica; sistemas de biodigestores para tratamento de esgoto: esse tipo de equipamento transforma toda a matéria orgânica do esgoto da residência em um tipo de biogás, mais uma fonte de energia que pode ser utilizada na própria casa substituindo a eletricidade ou o gás natural; captadores de água da chuva; compostagem orgânica; lixeiras para coleta seletiva. 

Além disso, a Alphaz ainda conta com um time de personalidades engajados com a causa ambiental, que apostaram na proposta do negócio e, agora, se tornaram parceiros da incorporadora. Atualmente, a equipe é composta por:  as supermodelos Laís Ribeiro e Isabeli Fontana, o cantor Di Ferrero, o empresário Leandro D’Lucca e a atriz Deborah Secco.

Fonte 

Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Alphaz Concept

3) Wheaton: Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro, e presente no Brasil há 70 anos, a Wheaton é líder nacional e uma das maiores instalações do mundo especializadas no fornecimento de embalagens de vidro, atendendo às mais importantes empresas dos segmentos de perfumaria e cosméticos (Natura, O Boticário, Jequiti, entre outras), farmacêutico e alimentício, exportando para diversos países.

Altamente comprometida com o propósito da sustentabilidade em seus processos de fabricação e nas linhas da marca. Este ano a Wheaton lançou o catálogo Ecoglass. Trata-se de uma linha de embalagens sustentáveis, que foi desenvolvida com o intuito de promover a economia circular e, principalmente, a redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza.

Biogás - Atualmente 10% de todo o abastecimento da indústria é feito pelo gás biometano, sendo um processo benéfico não só para a empresa, mas também para o meio ambiente. A empresa que produz um bilhão de garrafas por ano, uma média de 370 toneladas de vidro por dia, introduziu o biometano em 2022, e a indústria deixou de emitir 7.000 toneladas de CO2 na atmosfera em um ano, o que equivale a mais de 50 mil árvores plantadas num período de 20 anos. O biometano é um biocombustível gasoso que é produzido a partir do processamento do biogás, que se origina da decomposição de matéria orgânica. No caso da Wheaton, o biometano vem de resíduos urbanos que ficam armazenados em um aterro sanitário localizado em Sapopemba, um distrito da Zona Leste de São Paulo, a maior cidade brasileira.A implementação de soluções de biogás promove a economia circular, já que otimiza o uso de recursos. Com a reutilização de matéria orgânica, é possível, por exemplo, criar um ciclo de reaproveitamento de elementos que normalmente seriam completamente descartados.

Em sustentabilidade, alguns dos principais destaques da linha Ecoglass são:  Frasco, leve, recebe menos massa vítrea que um frasco tradicional. Esse projeto eco-friendly envolve redução do consumo de água e energia, além da redução de mais de 30% na emissão de CO2; a terminação em rosca permite a refilagem do produto, isso é, ele pode ser aberto facilmente e recarregado com mais fragrância através de um frasco refil ou postos de reabastecimento. Além do mais, essa terminação facilita a separação da válvula e do frasco de vidro, materiais distintos que separados oferecem maior segurança e agilidade às cooperativas de reciclagem.

Fonte

Ricardo Lopes, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton.  

Proteção do Meio Ambiente no Agronegócio

4) Perfect Flight: é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável. Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

A plataforma Perfect Flight de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea é exemplo de tecnologia que contribui para a preservação dos recursos hídricos, pois por meio dos mapas, das faixas de aplicação e dos talhões alvo definidos no pré-voo, é possível ter uma pulverização assertiva impedindo que lençóis freáticos, rios e lagos sejam atingidos, protegendo os rios e nascentes, e impedindo também que os defensivos invadam outros espaços ecológicos, que não o do plantio - o que contribui para a preservação ambiental nos arredores e cuidado com a biodiversidade. Preservam também abelhas e outros insetos polinizadores, espécies consideradas fundamentais para o equilíbrio ecológico e que ganham importância ainda maior favorecendo aumento da produtividade agrícola. Agricultores se beneficiam de ferramentas para mapear, preservar e utilizar os agentes como aliados na produção.

Fonte 

Leonardo Luvezuti é especialista em inteligência para pulverização. Diretor de negócios da AgTech Perfect Flight, plataforma de monitoramento, gestão e rastreabilidade de aplicação de defensivos agrícolas. A solução da empresa reduz, o uso dos insumos e evita que os defensivos sejam aplicados fora do local, preservando o meio ambiente e a saúde das comunidades vizinhas. Possui o maior banco de dados para pulverização aérea agrícola do mundo, somando mais de 20 milhões de hectares digitalizados. Foi selecionada entre as 10 agtechs que participaram do Google for Startups Accelerator. Está presente em mais de 100 cidades brasileiras, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. E, no final de 2021, iniciou negociações para levar a solução para a Austrália.

Práticas ESG se tornaram um diferencial para negociação com investidores

5) Jennifer Chen: De acordo com um estudo feito pela “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, 99% dos investidores acompanham as práticas ESG das empresas e as utilizam como parte de suas decisões de investimento. A explicação está no aumento da importância do tema dentro das organizações. Hoje, mais de 95% das empresas consideram o termo ESG como prioridade, assim como todos os créditos ambientais, sociais e de governança de uma organização e como ela realiza na prática. O estudo que revelou esse dado foi feito ano passado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e constatou que o termo se encontra presente nas agendas das empresas. A pesquisa também mostra que 58% das organizações afirmam que a pandemia reforçou a questão da sustentabilidade, enquanto 62% têm como objetivo causar impacto positivo tangível para a sociedade. Além de adotar uma prática sustentável e ajudar o planeta, as companhias que aderem ao ESG podem ter melhor lucratividade e até melhorar seu valor de mercado com o tempo.

Fonte

Jennifer Chen é CEO e fundadora da JC Capital, companhia que atua no mercado nacional e internacional por meio da captação de recursos no exterior. Sócia da Wanaka Capital, empresa de soluções financeiras sob medida, credenciada ao Safra. Considerada uma das maiores referências do mercado de conexões entre empresas e investidores. É uma das poucas mulheres atuantes no setor de intermediação de negócios. É formada em Business Administration na Lynn University, na Flórida (USA).

Thais Cipollari
Email: thais@comunicacaoconectada.com.br

Gaya Machado
Email: gaya@comunicacaoconectada.com.br

Publicidade